Publicidade

OMS acompanha nova cepa de covid-19 que avança pelos países

Representantes da OMS explicaram a razão de nova cepa está chamando atenção e sinalizaram que comitê pode se reunir para avaliar status de variante

OMS monitora nova cepa de covid-19
OMS monitora nova cepa de covid-19 – Freepik/kjpargeter

Uma nova cepa de covid-19 está atraindo a atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de mais uma subvariante da Ômicron que, desta vez, é nomeada de BA.2.75. Sua primeira identificação foi na Índia, que já circula na região por cerca de um mês. Mas outros países já identificaram diagnósticos da subvariante, conforme anúncio do próprio diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na última quarta-feira, 06,

Publicidade

NOVA CEPA: O QUE CHAMA A ATENÇÃO DA OMS?

Como a entidade ainda está acompanhando a nova cepa, muitos estudos ainda precisam ser realizados para um melhor entendimento sobre o comportamento do vírus. Mas, uma característica já chamou a atenção da OMS, e se trata da sua facilidade em entrar no organismo. Conforme a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, a BA.2.75 “parece ter algumas mutações no domínio de ligação ao receptor da proteína spike”.

Japão, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia são os países que já registraram a presença dessa nova cepa. “Na Europa e na América, BA.4 e BA.5 estão impulsionando as ondas”, disse Tedros Adhanom, em um cenário onde as infecções pela doença cresceram 30% ao redor do mundo. Vale ressaltar que a covid-19 ainda é considerada pandemia.

Em relação à cepa BA.2.75, Soumya Swaminathan já sinalizou que pode haver uma reunião para avaliar se essa subvariante será classificada como de preocupação, dependendo de seu comportamento. “A qualquer momento, se houver o surgimento de um vírus que pareça muito diferente de um anterior, o suficiente para ser chamado de uma variante separada de preocupação, o comitê fará isso”.

Publicidade