Publicidade

Salto alto causa dores e problemas na coluna? Especialista explica

Sinônimo de elegância, salto alto está presente no dia a dia de muitas pessoas, mas pode causar alguns problemas, principalmente, na coluna, como conta especialista

Sinônimo de elegância, salto alto está presente no dia a dia de muitas pessoas, mas pode causar alguns problemas, principalmente, na coluna, como conta especialista
Salto alto causa dores e problemas na coluna – Pexels / Luis Quintero

Apesar de mudanças nos estilos de se vestir, o salto alto ainda continua presente no dia a dia de muitas pessoas, principalmente, em ambientes de formalidade. No trabalho, em festas, a peça às vezes é um item indispensável, mas acaba causando dores e, gradativamente, problemas na coluna.

Publicidade

Ainda existem debates médicos e científicos a respeito do seu uso. Mesmo assim, problemas como dor cervical, na lombar e nos joelhos estão geralmente associados ao hábito. “As mulheres se adaptam à mudança do centro de gravidade provocada pelo salto alto de formas diferentes. Algumas tendem a realizar esses ajustes através das extremidades inferiores e outras utilizam a curvatura cervical para essa adaptação”, explica então o Dr. Marcelo Amato, médico neurocirurgião, especialista em coluna.

Além das dores comuns já relatadas, portanto, o médico explica que a alteração na pisada e o encurtamento dos músculos da panturrilha são sintomas comuns dos pacientes que fazem o uso excessivo do calçado. “Outra alteração causada pelo salto alto é a posição do corpo: com os ombros para trás e a cabeça para frente”, relata.

Dr. Marcelo, então, explica que exercícios para a panturrilha no decorrer do dia, além de exercícios de alongamento, relaxamento e fortalecimento nas regiões com dores são bons aliados no alívio do dia a dia.

Não só o salto alto! Sapatos baixos também causam problemas para saúde

Calçados sem salto também não trazem um apoio para os calcanhares. Causando, assim, dores na lombar, além de tendinite e fascite plantar. Além disso, o especialista aponta: “tanto o salto alto quanto as sandálias e rasteirinhas aumentam a possibilidade do surgimento de entorses nos tornozelos”.

Publicidade

Por isso, para maior conforto, o médico recomenda o uso de modelos plataforma e meia pata, que garantem uma maior estabilidade.

**
Sobre Dr. Marcelo Amato

Graduado pela USP Ribeirão Preto e doutor pela USP São Paulo, o médico neurocirurgião Marcelo Amato é, portanto, especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva de crânio e coluna. Doutor em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) desde 2010.

Publicidade