Publicidade
Vacinação obrigatória na Áustria – Freepik/freepik

Para os austríacos com mais de 18 anos, o país estabeleceu um novo projeto de lei, anunciado neste domingo, 16: a vacinação obrigatória contra Covid-19. A medida passa a valer em fevereiro de 2022, e torna a Áustria o primeiro país da Europa a obrigar todos os adultos de sua população a se imunizarem

Publicidade

Aqueles que recusarem a vacina poderão ser multados no valor de 600 a 3.600 euros, o equivalente a R$ 3.790 a R$ 22.750. Conforme o chanceler da Áustria, Karl Nehammer, esse “é um projeto sensível, mas conforme à Constituição”

+++ Pfizer anuncia vacina adaptada contra Ômicron; Previsão é de que o imunizante fique pronto até março

No plano, estão isentos apenas gestantes e pessoas que não podem tomar o imunizante por questões médicas, com comprovação. “Não se trata da batalha de vacinados versus não vacinados. A vacinação é a melhor garantia para que possamos viver juntos em liberdade”, disse o chanceler. 

Cerca de 72% dos austríacos estão com o esquema vacinal completo – em Portugual, por exemplo, 90% da população está completamente imunizada, conforme dados do Our World in Data. No entanto, o estabelecimento da medida levou 27 mil pessoas às ruas que se manifestaram contra a ação, acusada de desrespeito às liberdades individuais. 

Publicidade

+++ Estudo: crianças são mais hospitalizadas, em meio a variante Ômicron

+++ Tempo de isolamento reduzido para Covid-19: especialista fala sobre a diminuição da quarentena de dez para até cinco dias; Confira mais

PAÍSES COM VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA

A Áustria, com cerca de 9 milhões de cidadãos, possui 1,4 de casos de Covid-19 e, aproximadamente, 14 mil mortes, desde o início da pandemia. No mundo, a medida de vacinação obrigatória está estabelecida no Equador, Tajiquistão, Turcomenistão, na Indonésia e Micronésia.

Publicidade