Publicidade

Entenda a tendência dos suplementos nootrópicos para a saúde cerebral

Substâncias nootrópicas, usadas para melhora da performance cognitiva e também esportiva, despontaram como uma grande tendência

Entenda a tendência dos suplementos nootrópicos para a saúde cerebral
Entenda a tendência dos suplementos nootrópicos para a saúde cerebral – Freepik / prostooleh

Substâncias que fazem bem ao cérebro, os nootrópicos ganharam a atenção da indústria de nutracêuticos e despontaram como tendências do setor de alimentação e suplementação, com foco no desempenho cognitivo.

Publicidade

“Os nootrópicos são uma gama de substâncias naturais e sintéticas que alegam aumentar as funções cognitivas e os níveis de energia. Um dos mais conhecidos é a creatina, um composto natural comum na nutrição esportiva que pode aumentar a velocidade dos sinais de movimento muscular do cérebro. Existem agora muitos mais no mercado, todos divulgando vários níveis de suporte mental”, explica Inês Bloise.

Segundo relatório da WGSN, empresa global de previsão de tendências e dados analíticos, este setor faz parte do mercado global de suplementos de saúde cerebral e está prestes a crescer substancialmente, com previsão de atingir 10,7 bilhões de dólares até 2025.

Entenda a tendência dos suplementos nootrópicos para a saúde cerebral

Foi destacado que vários nutracêuticos estão desfrutando de um renascimento devido a um crescente corpo de evidências que apoiam uma melhora no humor e na vitalidade.

“Essa classe de suplementos nootrópicos compreende um espectro mais amplo de benefícios para o corpo e a mente. Suas aplicações podem ser importantes para diversos aspectos, incluindo a melhora da energia e performance cognitiva e, também, a nutrição esportiva, com destaque para o mercado de gamers. O desejo de atingir o pico da capacidade física agora também está associado a uma nova demanda para alcançar o desempenho cognitivo ideal. Ingredientes nootrópicos estão encontrando seu caminho em mais produtos como alimentos, bebidas e suplementos com ingredientes funcionais alegando aumentar a clareza mental e aumentar o foco”, explica Inês Bloise.

Publicidade

O relatório da WSGN destaca que consumidores que anseiam por equilíbrio em um mundo “sempre ligado” estão confiando na ciência para ajudá-los a alcançar esse equilíbrio – e isso está dando origem ao surgimento de nootrópicos como uma área em crescimento.

No mercado, esse tipo de substância é geralmente encontrado em suplementos, cafés e chás fortificados e shots de bem-estar, mas as marcas estão adicionando também em chocolates, bebidas e snacks. Muitos novos formatos de produto foram lançados visando facilitar a inclusão na rotina alimentar.

Ainda com relação à suplementação para melhora cognitiva, é apontado como destaque e tendência internacional a suplementação com ômegas. “Eles são fontes de DHA e protegem as membranas cerebrais contra lesões ocasionadas pela idade avançada. Disponibilizamos o ingrediente tanto de fonte peixe (atum) quanto fonte de algas para veganos”, diz.

Publicidade

Gamers

O mercado de games também é apontado como uma tendência para os suplementos nootrópicos. A Euromonitor, em seu relatório sobre as 10 principais tendências globais de consumo em 2021, destaca o movimento de ascensão desse mercado e afirma que ações de marketing mais precisas nas redes sociais e no mundo dos games serão essenciais para a navegação das empresas em 2021. “As experiências virtuais online continuarão relevantes, e as empresas sofrerão perdas se não considerarem estas possibilidades de crescimento e branding”, constata a Euromonitor.

Essas tendências vão ao encontro daquelas apresentadas também pela Mintel. A empresa destaca que é uma tendência apoiar os consumidores com um aumento de energia no nível celular com suplementos projetados para melhorar a função mitocondrial e fornecer energia livre de estimulantes; em simultâneo, a ideia é melhorar os produtos energéticos com benefícios de foco mental, segundo a Mintel.

“Há um crescente reconhecimento de que a mente e o corpo estão intimamente ligados. Os fabricantes podem aplicar ingredientes como nootrópicos para aumentar a energia mental e física”, diz o relatório. “Os jogadores online e os ativos no mundo dos esportes impulsionarão o interesse por fórmulas para energia mental. A ascensão dos jogos profissionais online (ou esportes) exige que os jogadores tenham foco intenso, velocidade de reação rápida, pensamento criativo, mentalidade positiva e níveis de energia sustentados. Isso coloca enormes demandas sobre o corpo. Embora possa não ser um ‘esporte’ típico, isso levanta um desafio para os fabricantes criarem soluções de forma farmacêutica que permitirão uma liberação modificada mais longa para energia e foco sustentados”, sustenta a Mintel.

Publicidade