Abraço alivia estresse em mulheres, segundo estudo
O abraço ajudou a diminuir o hormônio do estresse nas mulheres, mas o mesmo não foi observado entre os homens; Confira!
O abraço ajudou a diminuir o hormônio do estresse nas mulheres, mas o mesmo não foi observado entre os homens; Confira!
Se tem algo que pode melhor o nosso dia, é um abraço. Essa ação, inclusive, vai muito além do afeto, pois é capaz de aliviar o estresse causado pelo dia a dia em mulheres. Isso foi constatado por um estudo alemão da Ruhr University Bochum, que observou a redução do chamado hormônio do estresse, o cortisol, com esse simples ato de amor e acolhimento. A comparação foi feita com mulheres que não abraçaram seus parceiros.
Publicada na revista Plos One, a pesquisa envolveu a observação de 76 pessoas, em que esse carinho com uma pessoa especial provoca a liberação do neurotransmissor oxitocina, o famoso “hormônio do amor” que diminui as taxas de cortisol. Segundo um dos autores do estudo, Julian Packheiser, como o cortisol pode afetar a recuperação memória, a tarefa estressante pode ficar ainda mais complicada.
Embora as mulheres possam contemplar esses efeitos benéficos do abraço, o mesmo já não pode ser dito em relação aos homens. No estudo, os pesquisadores não observaram uma variação nas taxas de cortisol entre os homens, embora essa análise não seja conclusiva.
As explicações? Ainda não se sabe ao certo o motivo de homens não sentirem o estresse diminuído pelo abraço, mas existem hipóteses. Uma delas é de que o toque seja diferente entre os sexos, e a outra é de que o homem pode se sentir envergonhado pelo abraço por conta de fatores sociais.