Publicidade

Anti-Anging ficou no passado; agora, o termo é Well-Aging: o foco é cuidar da SAÚDE da pele

Tratamentos Well-Aging rejuvenescem de maneira natural, saudável e não invasiva, focando na pele como um todo para combater linhas finas, clarear manchas e melhorar o aspecto geral do tecido cutâneo

Anti-anging ficou no passado; agora, o termo é Well-Aging: o foco está em melhorar a saúde da pele
Anti-anging ficou no passado; agora, o termo é Well-Aging: o foco está em melhorar a saúde da pele – FREEPIK

Quando o assunto é rejuvenescimento, focamos quase que completamente na aparência da pele. Mas esquecemos que a melhor maneira de prevenir e combater os sinais da idade, como linhas de expressão e manchas, é através da manutenção da saúde do tecido cutâneo, tendência conhecida como Beauty Health. “Beauty health é a tendência da beleza saudável, que preconiza a associação de bons hábitos de vida, incluindo uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e cuidados com a pele, no mínimo limpeza, hidratação e fotoproteção, para manter a saúde da pele em dia. Com a pele saudável, a beleza é uma consequência”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicidade

Essa é uma estratégia de tamanha importância, que já é possível observar o surgimento de tratamentos que possuem justamente esse objetivo: promover rejuvenescimento através do cuidado com a saúde da pele.

“Graças à tecnologia, produtos são capazes de promover sucção à vácuo enquanto geram um vórtice para remover as impurezas da pele e fornece soluções hidratantes” explica a dermatologista Dra Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “Assim, podemos observar desobstrução dos poros e melhora da hidratação e vascularização da pele, o que aumenta a penetração e, consequentemente, eficácia dos cosméticos utilizados diariamente na rotina skincare, além de potencializar a entrega dos nutrientes que adquirimos por meio da alimentação. Tudo isso se traduz em uma pele mais saudável, exuberante e jovem, com menos linhas e manchas”, destaca a médica.

Procedimentos como esse podem, inclusive, ser considerados como tratamentos “well-aging” ou “pro-aging”. “A busca pelo envelhecimento saudável tem sido o foco de discussões em meios médicos. Termos como well-aging ou pro-aging são mais apropriados do que antiaging ou antienvelhecimento, pois não é possível (ainda) bloquear ou impedir o envelhecimento”, finaliza a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

SILVER AGE: pele bem cuidada e autoestima alta em qualquer idade

“As tendências de beleza estão voltadas a tratar alterações de pele para que esse paciente se sinta melhor. Nossa pele tende a sofrer transformações celulares ao longo dos anos, como uma taxa mais lenta de regeneração celular e uma capacidade decrescente de reter umidade”, diz Patrícia.

Publicidade

Outra alteração comum é a flacidez de pele e a “bochecha de buldogue. “Quando a gente é mais jovem, o rosto é mais gordinho, mais arredondado, mas com o processo de envelhecimento, essa gordura se desloca para posições inferiores, acumulando exatamente naquela região inferior da bochecha, semelhante ao cachorro de raça buldogue. Ela também fica mais acentuada por conta da frouxidão dos tecidos, tanto do tecido muscular quanto pela flacidez da pele por falta de colágeno”, explica a dermatologista Dra. Cintia Cunha, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

**

FONTES:

*DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE, Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @dramonicaaribi

Publicidade

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Instagram: @drabeatrizlassance

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista

Publicidade