5 procedimentos e tecnologias que evoluíram para combater problemas pouco usuais

Diminuição das dores do estresse e rejuvenescimento da orelha são algumas das indicações inovadoras de procedimentos consagrados pelo avanço científico

5 procedimentos e tecnologias que evoluíram para combater problemas pouco usuais
5 procedimentos e tecnologias que evoluíram para combater problemas pouco usuais – Pexels

A evolução científica e tecnológica na área médica é constante, principalmente quando falamos sobre procedimentos. E isso não diz respeito necessariamente sobre grandes equipamentos e tratamentos nunca vistos antes. Muitas pesquisas focam, por exemplo, na descoberta de novas aplicações para técnicas e tecnologias já conhecidas e consagradas.

Publicidade

Não é incomum ver tratamentos da medicina convencional sendo utilizados para melhorar a aparência, como aconteceu com a famosa toxina botulínica, que inicialmente era usada pela oftalmologia no tratamento de blefaroespamos e atualmente é um dos procedimentos mais populares para rejuvenescer a pele. E hoje vemos o contrário acontecer também, com tratamentos, técnicas e tecnologias antes consideradas puramente estéticas adquirindo indicações capazes de promover melhora da qualidade de vida e da saúde. Isso sem falar das aplicações inusitadas que esses procedimentos adquirem na própria medicina estética. Para conhecer mais dessas novidades, conversamos com um time de especialistas que apontaram indicações inovadores de procedimentos e tecnologias já consagradas.

5 procedimentos e tecnologias que evoluíram para combater problemas pouco usuais

Tratamento para dores do estresse

A toxina botulínica já pode ser considerada uma ferramenta multifuncional de tantas funções que agrega. E uma de suas finalidades mais recentes é como relaxante muscular para aliviar as dores causadas pelo estresse.

“Especialmente em pessoas que trabalham com as mãos ou em frente ao computador, o estresse pode fazer com que os músculos do pescoço e ombro fiquem tensos e doloridos, principalmente o músculo trapézio. Essa dor pode, inclusive, gerar um círculo vicioso, causando mais estresse e ansiedade e, logo, maior constrição muscular”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo.

“A toxina botulínica, por ser um neuromodulador, pode ser aplicada estrategicamente nos músculos do pescoço e ombro para aliviar a tensão e dor muscular. Nos músculos trapézios, a substância ajuda a combater dores nas costas e pescoço, além de contribuir para endireitar a postura, visto que, para aliviar a dor, acabamos desajeitando a postura, o que pode, na verdade, piorar a situação, pois acabamos dependendo excessivamente de certos grupos musculares em detrimento de outros”, conta o médico.

Publicidade

Rejuvenescimento da orelha

Preenchedores injetáveis são tratamentos consagrados para o rejuvenescimento da face. Mas eles também podem ser utilizados para rejuvenescer uma região que, apesar de pouco comentada, também sofre com o processo de envelhecimento: as orelhas.

“O uso indevido e prolongado de brincos pesados pode causar uma pressão muito grande sobre o furo da orelha, podendo se alargar e afetar a aparência do lóbulo, que também é prejudicada pelo processo de envelhecimento natural, levando à perda de gordura e flacidez na região”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance.

“Nesses casos, podemos apostar na aplicação de preenchedores injetáveis de ácido hialurônico e até mesmo de gordura, capazes de repor o volume e diminuir a flacidez do lóbulo da orelha imediatamente após sua aplicação, reduzindo o tamanho do furo e rejuvenescendo a região”, destaca a médica.

Publicidade

Combate à enxaqueca

Apresentando excelentes resultados que garantem sua eficácia e replicabilidade, a Cirurgia de Enxaqueca é um procedimento cada vez mais indicado para aliviar as dores causadas pela condição e melhorar a qualidade de vida do paciente. Poucos sabem, no entanto, que o procedimento foi criado a partir de cirurgias plásticas para a região frontal ou superior da face, quando o Dr. Bahman Guyuron notou que, após o tratamento, seus pacientes que sofriam com enxaqueca melhoravam das dores.

“Pouco invasiva, a cirurgia de enxaqueca procura descomprimir e liberar os ramos dos nervos trigêmeo e occipital, responsáveis pela sensibilidade da face, pescoço e couro cabeludo, mas podem sofrer compressões das estruturas ao seu redor, como músculos, vasos, ossos e fáscias. Isto gera a liberação de substâncias (neurotoxinas) que desencadeiam uma cascata de eventos responsável pela inflamação dos nervos e membranas ao redor do cérebro, que irão causar os sintomas de dor intensa, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.

Reabilitação muscular

Equipamentos como o T Sculptor, que faz parte da segunda geração de dispositivos HIFEM (High-Intensity Focused Electromagnetic), vêm se tornando cada vez mais populares por sua capacidade no desenvolvimento da musculatura e redução de gordura de forma mais rápida do que a musculação tradicional. Mas a tecnologia também tem sido apontada como uma grande aliada na reabilitação muscular de pacientes com sarcopenia, inclusive aquela que surge como sequela da covid-19.

Publicidade

“A sarcopenia é a perda muscular que ocorre, por exemplo, quando uma pessoa quebra o pé ou fica muito tempo acamada. Quando volta a andar, os músculos da perna estão muito finos e frágeis, o que dificulta a recuperação. Pacientes com Covid-19 apresentam essa diminuição em todas as musculaturas, até mesmo no tórax”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr.

“O T Sculptor age justamente promovendo a contração passiva dos músculos, mesmo sem o paciente fazer força. Essas contrações involuntárias mantêm o tônus e a qualidade muscular na ausência do exercício físico. São até 36 mil contrações por sessão de 30 minutos, por isso proporciona o desenvolvimento da musculatura”, afirma o especialista.

Melhora da saúde da pele

Quando o assunto é pele, falamos muito da aparência e jovialidade, mas esquecemos de um fator muito mais importante: a saúde do tecido cutâneo. E é justamente esse o foco da experiência HydraFacial, que leva procedimentos como a microdermoabrasão e a limpeza de pele para um próximo nível, de forma que a hidrodermabrasão consegue limpar, esfoliar e extrair sujidades ao mesmo tempo em que promove hidratação de maneira agradável e sem prejudicar o tecido cutâneo graças a exclusiva tecnologia Vortex-Fusion.

Publicidade

“As ponteiras com a tecnologia Vortex-Fusion possuem um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi. Dessa forma, o HydraFacial não só melhora a aparência da pele, mas também promove uma restauração completa do tecido cutâneo para torná-lo mais saudável e exuberante, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele.


FONTES:

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Instagram: @drabeatrizlassance

*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. Instagram: @drmariofarinazzo

*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 7 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA.. Instagram: @drpaolorubez

*LMG: A LMG é uma empresa que atua no mercado nacional tendo como objetivo de trazer soluções completas em equipamentos para tratamentos estéticos e dermatológicos. Os equipamentos respeitam os mais rigorosos padrões de segurança e qualidade estabelecidos por órgãos oficiais. Trata-se de uma empresa realmente comprometida, que vislumbra aumentar e melhorar o escopo de tratamentos. Laser, radiofrequência, cavitação e criolipólise em aparelhos consagrados como a Plataforma Solon e o T Sculptor. Instagram: @lmg_oficial

*HYDRAFACIAL: Sediada nos Estados Unidos com atuação em 87 países ao redor do mundo, HydraFacial é uma marca de equipamentos estéticos presente no mercado internacional há 24 anos. Recém-chegada ao Brasil, HydraFacial tem por objetivo entregar soluções de cuidados com a pele para todos, sendo precursora em um conceito de tratamento, totalmente indolor, que consiste não somente em tornar a pele mais bonita, mas também mais saudável. A marca trouxe com exclusividade ao Brasil a tecnologia HydraFacial, que permite a hiperpersonalização de todo o tratamento para atender às necessidades específicas de cada pele, com resultados eficazes. Instagram: @hydrafacialbrasil