“Não é fácil envelhecer”: Sandra Annenberg reflete sobre menopausa
A jornalista Sandra Annenberg falou sobre os sintomas que vem sentindo durante o climatério
A jornalista Sandra Annenberg falou sobre os sintomas que vem sentindo durante o climatério
Entre os 45 e 55 anos, a mulher costuma passar pelos efeitos da menopausa, caracterizada pela parada da menstruação. Esse foi um dos assuntos abordados no programa Saia Justa, da GNT, na quarta-feira, 25. Aos 53 anos, a jornalista Sandra Annenberg refletiu sobre esse período que afeta muitas mulheres.
“Estou no pico do climatério”: Sandra relatou como está vivenciando os sintomas dessa fase. De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), o climatério é designado por uma transição: do processo reprodutivo para o não reprodutivo. Suores noturnos intensos estão presentes na vida de Annenberg nesse momento: “Tem a pele que está seca, dá irritação”.
A jornalista lembrou como a primeira menstruação e a relação sexual costumam ser bastante faladas pelas mães, mas que falta maiores informações sobre a menopausa: “Ninguém fala sobre a menopausa. É porque é simples: ninguém quer falar sobre envelhecimento. Não é fácil envelhecer, não é gostoso, é sofrido”.
O climatério para Sandra Annenberg não é “maravilhoso” e, por isso, realiza reposição hormonal, juntamente com uma alimentação saudável e atividades físicas. Ainda, a profissional destacou que a parada na reprodução não significa a parada na PRODUÇÃO. “Você consegue perceber que continua sendo produtiva. Quando se dá conta que não é mais aquela, que não sabe quem é, vem a depressão”.