Publicidade

3 passos para ter uma harmonização facial de sucesso

Especialista Ana Laura Fontana aponta importância de cada etapa da harmonização facial: “O tratamento não é só o procedimento em si”

3 passos para ter uma harmonização facial de sucesso
3 passos para ter uma harmonização facial de sucesso – Foto: Freepik

A harmonização facial continua em alta. Com o intuito de destacar os pontos naturais e a harmonia do rosto, esse procedimento conquista cada vez mais adeptos. Mas afinal, o que é necessário para fazer uma harmonização facial de sucesso? A doutora Ana Laura Fontana, especialista no segmento, diz que alguns passos fazem diferença durante todo o processo, não só no momento da aplicação.

Publicidade

“Muito mais do que o procedimento em si, trata-se de um tratamento planejado e personalizado. O sucesso dentro da harmonização facial começa no momento da avaliação, onde o paciente poderá esclarecer suas dúvidas e o profissional poderá entender onde pode auxiliar. Depois desse entendimento inicial, vem a aplicação e, então, o pós, que é tão importante quanto todas as outras etapas. Cuidados são fundamentais do início ao fim”.

Como ter uma harmonização facial de sucesso?

1º passo: Escolha um profissional capacitado

“Todo procedimento ligado à saúde e ao corpo precisa ser feito por quem entende do assunto. Essa área está em constante evolução e, na hora de escolher a quem irá confiar um tratamento como esse, procure boas referências, profissionais que utilizem excelentes materiais, técnicas atualizadas e, antes de tudo, que te escutem. Gosto de entender e ouvir tudo que os pacientes sintam necessidade em dizer porque eu não sei de suas vivências. Muitas vezes, eles trazem queixas e dores emocionais e elas fazem diferença. Então, tenha atenção nesta etapa”, alerta.

2º passo: Converse com ele e exponha suas dúvidas

Publicidade

“Para que o paciente se sinta bem com o procedimento e o profissional se sinta realizado com a entrega, esse é um passo fundamental. Sempre digo que a HOF (harmonização orofacial) é muito mais do que o momento da aplicação em si. É através da conversa inicial que será possível conhecer os hábitos daquele paciente, saber se ele já tem uma rotina de cuidados, se pega sol, se bebe água de forma regular, se tem hábitos nocivos, como tabagismo e alcoolismo… Vários fatores impactam no processo de envelhecimento. Como profissional, acho importante o tratamento ser feito de uma forma 360 e isso só acontece se houver clareza e respeito”, relata.

3º passo: Siga corretamente as recomendações

“As recomendações e cuidados são individualizados, por isso, dependem de cada procedimento… Mas no geral, indico evitar atividade física e exposição solar nas primeiras 24h, manter uma correta ingestão hídrica, isto é, beber água de forma regular. Em casos de fios de sustentação, é recomendável que o paciente durma com a cabeça levemente mais alta e, em preenchimentos, indico medicação para diminuir o edema. São cuidados básicos, mas que precisam ser seguidos”, diz

Publicidade

Ela aponta que os cuidados no verão e no inverno são bem parecidos, a diferença se restringe à pequenos pontos: “No verão, precisamos beber ainda mais água porque nosso corpo fica com déficit de hidratação. Já no inverno, um hidratante labial vai ajudar a evitar o ressecamento dessa região. Além disso, para as duas épocas, um bom creme facial com vitamina C e um home care adequado fará diferença”, finaliza.