beleza   / Colágeno

Saiba como o consumir colágeno todos os dias é um ato benéfico para a sua saúde

A terapeuta holística, Sandra Ribeiro, comenta sobre as diversas possibilidades de benefícios escondidas no colágeno

Viva Saúde Publicado segunda 20 dezembro, 2021

A terapeuta holística, Sandra Ribeiro, comenta sobre as diversas possibilidades de benefícios escondidas no colágeno
Benefícios do colágeno - Freepik/jcomp

O aumento da busca por uma ‘vida saudável’ pode ser facilmente percebido recentemente. As pessoas querem, cada vez mais, buscar uma vida pautada no equilíbrio físico e mental. Por isso, mercados bilionários estão surgindo com produtos que, com o avanço das tecnologias, conseguem facilitar o alcance de tais metas. “Existe uma expectativa que o mercado de colágeno, por exemplo, esteja avaliado em 5 bilhões de dólares até o ano que vem, por conta dos inúmeros investimentos nesse setor”, detalha a terapeuta holística, Sandra Ribeiro.

O colágeno é uma substância que pode ser utilizada para prevenir o surgimento de rugas, linhas de expressão e outras marcas do tempo. Além de fortalecer as unhas, melhorar o aspecto do cabelo, evitar estrias e a flacidez da pele. Porém, além de questões exteriores, o colágeno também age no interior do corpo, sendo eficiente na melhora das articulações e na prevenção de doenças como a osteoartrite.

Porém, é válido ressaltar que não é qualquer tipo de colágeno que trará os todos os benefícios esperados. “É necessário estudar sobre cada tipo de colágeno e adaptar aos seus objetivos pessoais”, afirma Sandra Ribeiro. O colágeno no tipo 2, por exemplo, tem ações voltadas para as articulações, já os do tipo 3, aos músculos e o do tipo 4, aos vasos sanguíneos. “O colágeno do tipo 1 é o que está relacionado à pele. Além disso, devemos priorizar a forma hidrolisada para auxiliar o corpo na absorção, pois, este é o colágeno que tem uma melhor composição de peptídeos e hidrólise enzimática, quando uma enzima quebra uma molécula em outras menores, estando disponível para os processos metabólicos ou armazenamento no corpo. De rápida absorção, pois possui características mínimas, em pó e hidrolisada”, explica a terapeuta.

+++ Cabelos: terapia regenerativa é opção para tratamento de queda capilar

+++ Conhece o botox preventivo? Especialista dá detalhes sobre o método famoso entre as celebridades

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE COLÁGENO PARA O CORPO

Sandra Ribeiro explica, ainda, que ter uma deficiência de colágeno no corpo pode acarretar no surgimento de condições como a colagenose que pode gerar má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamações na juntas e doenças cutâneas. “Aos 25 anos já começamos a reduzir a produção do colágeno. Aos 50, o corpo já produz apenas 33% do necessário”, pontua.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 10:13:19 (3753).