Publicidade

Animais de zoológico em Curitiba serão vacinados contra Covid-19

A vacinação de animais em zoológico no Brasil faz parte de uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná

Vacinação em animais em zoológico – Unsplash/Jeremy Avery

A pandemia do novo coronavírus atingiu o mundo de uma maneira que não afetou apenas os humanos, mas também os animais. Já foram registrados casos em diversas espécies, de cachorros e gatos até felinos e primatas. No início do mês de dezembro, o zoológico Antuérpia, na Bélgica, informou a infecção por Covid-19 em dois hipopótamos. 

Publicidade

Pensando na proteção dos animais contra a doença, o Projeto PetCovid-19, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), irá realizar um estudo importante no Zoológico Municipal de Curitiba: serão imunizados cerca de 80 animais, que pode começar ainda neste mês de dezembro de 2021.  

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizou a importação de 200 doses de um imunizante próprio para animais da farmacêutica Zoetis para aplicação em animais como leões, tigres, macacos, lontras, pumas, entre outros, que fazem parte dos grupos mais vulneráveis à doença, como: felídeos, primatas e mustelídeos

Com a transição da pandemia de Covid-19 para uma endemia, animais não vacinados estão expostos ao contato com visitantes e funcionários. Por isso, acreditamos que haja risco permanente de infecção em animais selvagens nativos e exóticos, particularmente lontras, ariranhas, furões e doninhas da fauna nativa brasileira”, disse o coordenador do projeto e professor de Medicina Veterinária da UFPR, Alexander Biondo, ao portal da universidade. 

+++ Hipopótamos de zoológico da Bélgica são diagnosticados com Covid-19

Publicidade

+++ Gisele Bündchen salva tartaruga presa em rede de pesca e traz mensagem de conscientização. ”Fiquei muito feliz ao vê-la livre”

VACINA EM ANIMAIS: HAVERÁ VACINAÇÃO EM CACHORROS E GATOS?

De acordo com pesquisa da UFPR, 15% dos animais que tiveram contato com tutores que testaram positivo para o novo coronavírus foram infectados, mas casos de óbitos em cachorros e gatos são raros. Com isso, se você está preocupado com o seu animalzinho, pode ficar tranquilo, pois, conforme afirmação dos pesquisadores, por enquanto não há necessidade de vacinação nesses animais domésticos.

Publicidade