Monkeypox pode ter sequelas neurológica em 3% dos casos, revela estudo

Pesquisa descobriu que pacientes apresentaram danos neurológicos, após a infecção pelo vírus da monkeypox provocar inflamação no cérebro

Pesquisa descobriu que pacientes apresentaram danos neurológicos, após a infecção pelo vírus da monkeypox provocar inflamação no cérebro
Monkeypox pode ter sequelas neurológica em 3% dos casos – Freepik

Pesquisadores de diversas universidades de saúde do Reino Unido descobriram que a monkeypox pode causar sequelas neurológicas em 3% dos infectados. A revelação, no entanto, não é inesperada, uma vez que já se sabe que a varíola pode apresentar complicações após a infecção atingir o cérebro.

Publicidade

Realizaram o estudo, então, a partir da análise de casos anteriores ao surto atual de varíola dos macacos, investigando as possíveis sequelas neurológicas e/ou psiquiátricas. Assim, descobriram que entre 2% e 3% desses pacientes apresentaram convulsões e encefalite, destacados como problemas causados pela infecção do vírus no cérebro.

Além disso, eles revelaram que em quase na mesma parcela de pessoas também registraram casos de confusão mental.

Monkeypox também apresenta sequelas neurológicas mais leves, como dores de cabeça

Outra sequela neurológica muito relatada, então, foram dores de cabeça, assim como a fadiga. Consequências também da infecção cerebral causada pela varíola dos macacos, como concluíram os pesquisadores. Eles ainda tentam entender por quanto tempo quaisquer desses sintomas persistem, após o positivo.

No entanto, apesar dos resultados, os pesquisadores afirmam que a amostragem de casos analisados acabou sendo muito pequena, sem focar muito no surto atual. Mas destacaram que, ainda assim, vale se atentar à possíveis sintomas, caso já positivou para o vírus.

Publicidade

Por fim, eles afirmam que a próxima etapa pretende estudar os danos psicológicos, como ansiedade e depressão, causados pela monkeypox.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade