Publicidade

Brasil aprova liberação de vacina para monkeypox; quem será imunizado?

Anvisa anunciou liberação do imunizante já utilizado nos EUA e União Europeia na prevenção do surto da monkeypox; saiba quem poderá se vacinar!

Anvisa anunciou liberação do imunizante já utilizado nos EUA e União Europeia na prevenção do surto da monkeypox; saiba quem poderá se vacinar!
Imunizante chega ao país no próximo mês – Pexels/Frank Meriño

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira, 25 de agosto, a liberação da nova vacina contra a monkeypox no Brasil. O imunizante em questão é o Imvanex, ou Jynneos, já utilizado em países da União Europeia e os Estados Unidos, por exemplo.

Publicidade

A vacina é da empresa Bavarian Nordic, fabricada na Dinamarca e na Alemanha. Em primeiro momento, então, ela será aplicada apenas em adultos acima de 18 anos, em esquema vacina de duas doses, com intervalo de 28 dias entre elas.

O imunizante, portanto, será uma das medidas do Governo Federal para prevenção de casos, principalmente entre profissionais da saúde e pessoas que tiveram contato próximo com infectados. Por esse motivo, esses serão os primeiro grupos vacinados.

Vacina contra monkeypox chega no Brasil no próximo mês

Segundo o comunicado oficial, então, as 50 mil doses compradas devem chegar ao Brasil no próximo mês, quando, de fato, começará a vacinação no país.

Como citado, então, os primeiro grupos a receberem a vacina, conforme o Ministério da Saúde, serão profissionais da saúde e aqueles que tiveram contato direto com os já infectados pela varíola dos macacos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa doença não requer uma vacinação em massa – como a covid-19, por exemplo.

Publicidade

No início desse mês, além disso, o Brasil anunciou que receberia também o antiviral Tecovirimat. No entanto, esses são para uso exclusivo de casos mais graves da doença, em primeiro momento.