“Gripe do tomate”: novo vírus registado na Índia infecta principalmente crianças

Índia já registrou mais de 100 casos do novo vírus conhecido como ‘gripe do tomate’; especialistas apontam que possa ser uma evolução do conhecido mão-pé-boca

Índia já registrou mais de 100 casos do novo vírus conhecido como 'gripe do tomate'; especialistas apontam que possa ser uma evolução do conhecido mão-pé-boca
Apesar de surto endêmico, doença não apresenta riscos de morte – Freepik

Um estudo publicado na revista The Lancet, revelou que a Índia vive o surto de um novo vírus conhecido como “gripe do tomate”. De acordo com registros, mais de 80 crianças de até 5 anos e 26 com até 9 anos no país já se infectaram, considerando-se, portanto, um cenário endêmico.

Publicidade

A infecção, ainda considerada rara, atinge, então, principalmente crianças, mas também pode infectar em adultos imunossuprimidos. No entanto, ela não causa grandes preocupações já que não apresenta risco de morte.

Ainda assim, autoridades e especialistas locais buscam controlar o surto, de maneira que ele não se espalhe por outras regiões do país.

“Gripe do tomate”: quais são seus sintomas e tratamento?

De acordo com registros, o principal sintoma são erupções vermelhas espalhadas pela pele, que podem ter o tamanho até de um tomate, por isso o nome popular da doença. Além disso, ela causa sintomas como febre, cansaço, dores no corpo, etc.

E mesmo com sintomas semelhantes, eles afirmam que ela não tem relação nem com a covid-19, nem com a monkeypox. Pesquisadores acreditam, portanto, que ela pode ser uma mutação do já conhecido vírus mão-pé-boca, que afeta crianças dessa idade, ou até um efeito posterior da chikungunya e/ou dengue.

Publicidade

Por agora, os tratamentos indicados são comuns à essas outras infecções: paracetamol para dor e febre, repouso. Além de, principalmente, limpeza e cuidado com as manchas na pele.