Por que infectados pela varíola dos macacos não devem doar sangue?
Anvisa recomenda que infectados com vírus da varíola dos macacos e pessoas que tiveram contato eles não façam doação de sangue, por tempo determinado
Anvisa recomenda que infectados com vírus da varíola dos macacos e pessoas que tiveram contato eles não façam doação de sangue, por tempo determinado
Nesta quarta-feira, 20 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou como medida preventiva contra o vírus da varíola dos macacos a proibição de doação de sangue. A recomendação partiu da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é apenas uma triagem, em meio ao surto mundial que vem acontecendo.
Segundo comunicado, então, não há comprovação que o vírus se transmitida pelo sangue, tecidos, células e órgãos.
No entanto, recomenda-se que infectados com o vírus fiquem, no mínimo, 21 dias sem realizar doações de sangue. Apesar disso, a Anvisa ainda alerta que, independente do prazo mínimo, o paciente deve esperar o desaparecimento total dos sintomas e, principalmente, as lesões pelo corpo.
Além da recomendação para infectados, portanto, a Anvisa alertou também aqueles que tiveram contato com infectados com o vírus. Segundo comunicado, para esses a restrição é apenas o prazo mínimo de 21 dias, após o contato.
Vale lembrar que a varíola dos macacos se transmite pelo contato com o infectado, suas lesões, saliva, sêmen, e demais contato. Além disso, sua transmissão pode ocorrer a partir de objetos, tecidos e superfícies utilizadas e/ou tocadas pelo infectado.