Utilizado pela ex-BBB Flay, como o “chip da beleza” pode aumentar as acnes?

A dermatologista Clessya Rocha explica como o “chip da beleza” provoca espinhas e outros efeitos

Como "chip da beleza" provoca espinhas
Como “chip da beleza” provoca espinhas – Freepik/wayhomestudio e Instagram/flay

O termo “chip da beleza” chamou a atenção nos últimos dias com o relato da ex-BBB Flayslane, conhecida como Flay, sobre como o implante provocou um acúmulo de espinhas em seu rosto. Conforme a cantora, ela nunca teve acnes na região facial: “Tive (espinhas) nas costas durante a puberdade. No rosto, nunca”. Mas, como o “chip da beleza” pode desencadear acnes no rosto?

Publicidade

Conforme a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Clessya Rocha, como o implante hormonal com Gestrinona – o “chip da beleza” – atua em receptores nas glândulas sebaceas, a produção de sebo aumenta e, com isso, a oleosidade pode se agravar. Toda essa função pode gerar o seguinte efeito: acne. Além disso, a médica destaca que o implante que atua como andrógeno pode gerar outros efeitos, como: afinamento e queda dos cabelos, aumento da massa magra e maior definição muscular.

CHIP DA BELEZA: PARA QUE SERVE?

Segundo Rocha, o implante hormonal é utilizado para tratar endometriose, caracterizado como uma entidade ginecológica onde há o crescimento do tecido uterino fora da cavidade, causando fortes dores no período menstrual”. Mas, é importante ressaltar: “O implante com gestrinona tem sua indicação precisa e deve ser uma indicação médica orientada para os possíveis efeitos adversos”.

Pacientes com resistência à insulina também podem sentir alguns efeitos específicos: “Podem evoluir com aumento do apetite, maior retenção de líquidos e, portanto, maior edema corporal”. Em relação aos impactos adversos, a dermatologista afirmou que eles podem ser evitados da seguinte maneira: “Suplementação de fitoterápicos, zinco e uma dieta restrita de carboidratos já que estes pioram também a oleosidade da pele”.


Sobre Clessya Rocha

Publicidade

Clessya Rocha é uma médica formada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Atualmente é professora de Dermatologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Clessya também é Speaker em fios PDO e preenchimento com ácido hialurônico além ser Palestrante nacional.