Publicidade

Varizes: cirurgião vascular explica causas, sintomas e tratamentos da condição

Segundo o médico Cirurgião Vascular, Dr. Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior, o tratamento para as varizes já é menos invasivo do que antes, graças à tecnologia

Varizes: causas, sintomas e tratamentos – Flickr/ Jose Inacio

As varizes são veias superficiais dilatadas, caracterizadas por uma aparência saliente e retorcida, de coloração azulada, que se desenvolvem com mais frequência nas pernas e nos pés. No entanto, nem todas podem ser visíveis a olho nu, fazendo com que algumas pessoas sintam dor e desconforto por muito tempo antes de descobrirem a causa.

Publicidade

+++ ‘Trombose para viajantes de avião’: médica ensina como evitar o problema

Varizes: como surgem?

Elas são formadas quando o sangue flui na direção errada e se acumula nas veias, fazendo com que inchem e aumentem de tamanho, e a principal causa, é uma alteração na parede da veia que perde a sua elasticidade e leva a um comprometimento das válvulas.

Alterações hormonais são responsáveis pelas varizes também

Normalmente causadas por uma condição hereditária, as varizes também podem surgir devido a alterações hormonais como gravidez, uso de anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal, obesidade, idade avançada ou se a pessoa fica de pé ou sentada por longos períodos de tempo.

Publicidade

+++ Saúde vascular! Dor nas pernas, sensação de peso e inchaço: o que fazer para evitar esses sintomas no verão?

Sintomas

Além da aparência, os sintomas mais comuns incluem sensação de peso e dor, queimação, latejamento, coceira e câimbra muscular, principalmente à noite. Na maioria das vezes o problema não é grave, mas existem complicações que podem colocar a saúde em risco.

Tratamento

Segundo o médico Cirurgião Vascular, Dr. Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior, existe o método tradicional para tratamento, que é preciso realizar incisões na perna do paciente para retirar os vasos lesionados. Isso gera incômodo e muita dor no período pós-operatório. O tempo de recuperação é no mínimo de 15 dias.

Publicidade

+++Varizes requerem atenção! Falta de cuidado com varizes que surgiram na pandemia pode causar complicações sérias

Atualmente, graças à tecnologia, é possível tratar o problema por meio dos lasers. “A técnica persiste em introduzir uma microfibra óptica da espessura de um fio de nylon na veia. Depois, dispara o laser, por meio dela, dentro do vaso lesionado. Nesse tipo de cirurgia utilizamos também um ultrassom doppler onde podemos visualizar o que acontece durante o procedimento e controlar o raio que é disparado intravenosamente”, explica o especialista.

Recuperação rápida

O método, além de ser menos invasivo, proporciona uma recuperação mais rápida. A pessoa tem alta no mesmo dia, pode retornar às atividades cotidianas dentro de 24 horas e praticar exercícios mais pesados depois de uma semana. Por isso, o período de férias é um ótimo momento para quem deseja tratá-las com mais tranquilidade.

Publicidade

 

Publicidade