Publicidade

Por que 65% das varizes voltam? Vascular explica!

As chances de as varizes voltarem variam de 7 a 65% de acordo com a literatura médica, mas tem explicação e precaução

As chances de as varizes voltarem variam de 7 a 65% de acordo com a literatura médica, mas tem explicação e precaução – Flickr/ Jose Inacio

As chances de as varizes voltarem variam de 7 a 65% de acordo com a literatura médica, você sabia? Mas esse dado tem explicação científica e precaução também.

Publicidade

Algumas varizes tratadas podem voltar, sim, mas se forem provenientes de fatores genéticos, ou seja, em pessoas que herdam essa tendência de algum familiar. “Quando isso acontece, significa que a pessoa possui alterações nas válvulas presentes dentro das veias. E mesmo quando uma veia varicosa é tratada, as outras consideradas ‘normais’ podem vir a se tornarem ‘defeituosas’ futuramente já que possuem a mesma carga genética”, explica Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular da capital paulista.

E não é só isso. O vascular conta que outras situações como alterações hormonais, ficar muito tempo em pé parado ou sentado, ser sedentário e pós ou durante a gravidez são alguns dos fatores que também podem influenciar. “Por isso, quem sofre com o problema precisa manter o acompanhamento médico regular para identificar a volta das varizes e manter o tratamento para evitar as complicações – como as úlceras venosas, por exemplo”, alerta o médico.

Para retardar o reaparecimento das varizes, Dr Caio aconselha realizar medidas que melhorem o retorno venoso, como a prática de exercícios físicos, a manutenção do peso e ainda evitar uso de hormônios femininos. “São medidas que podem ajudar a evitar o problema”.


FONTE: Dr. Caio Focássio

Publicidade

Cirurgião vascular formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduado em Cirurgia Endovascular pelo Hospiten – Tenrife (Espanha). Médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo.

Instagram: @drcaiofocassiovascular

Publicidade