Publicidade

Vai começar a malhar? Educador físico dá dicas para fazer da maneira correta

O educador físico Mauricio Medeiros lista 10 tópicos fundamentais para quem quer começar a malhar

Vai começar a malhar? Educador físico dá dicas para fazer da maneira correta
Vai começar a malhar? Educador físico dá dicas para fazer da maneira correta – Foto: Freepik

Em todo começo de ano, é comum as pessoas fazerem a promessa de malhar mais, de aderir a uma dieta e também de adotar uma alimentação mais saudável. Pensando nisso, conversamos com o professor e educador físico Mauricio Medeiros, que traz orientações de como tirar os planos do papel e entrar em 2023 com o pé direito.

Publicidade

A técnica de execução da musculação de Maurício previne e trata lesões e é fundamentada em oito pilares, baseados em estudos e embasados cientificamente em anatomia, fisiologia, biomecânica e cinesiologia.

“A maior missão da metodologia é respeitar a funcionalidade das articulações e compreender o movimento e a direção que cada segmento ósseo precisa ter para preservar a integridade articular”, ressalta Medeiros.

Para quem, de fato, for encarar os treinamentos, deve ficar atento para que os resultados apareçam. Aos detalhes!

Aos iniciantes: educador físico dá dicas malhar fazer da maneira correta

1) Tenha consciência — Tanto para homens quanto para mulheres, a musculação tem enormes benefícios, podendo-se dizer, inclusive, imprescindível na vida moderna.

Publicidade

2) Escolha a modalidade correta — Nem todo mundo gosta de correr ou se dedica a algum esporte, mas esse tipo de atividade física dá base e é um tratamento não farmacológico para mais de 70 doenças.

3) Estabeleça metas reais — É um ótimo jeito de manter-se ativo e estimulado. Se ainda não experimentou essa tática, pode ser uma boa opção para deixar a motivação lá em cima.

4) Monte uma rotina — É essencial programar os dias e as horas para cumprir seu propósito, fazendo disso um hábito sagrado.

Publicidade

5) Procure companheiros — A presença de um amigo serve de apoio para que o aluno se mantenha fiel aos seus objetivos. Além disso, eles podem se ajudar, acompanhando a evolução de cada um e compartilhando as dificuldades encontradas ao malhar.

6) Mantenha-se inspirado — Quando você sabe o motivo de estar em busca de algo, tudo que vier para desviá-lo do caminho será mais fraco do que a sua vontade de seguir em frente.

7) Beba muita água — Para um emagrecimento saudável, é fundamental se hidratar, consumindo, em média, 2 a 3 litros diariamente. Isso ajuda o organismo a eliminar toxinas, favorecendo o processo de perda de peso.

Publicidade

8) Não deixe de descansar — Os descansos regulares permitem uma recuperação mais efetiva, sendo parte do progresso — seja para veteranos ou não.

9) Cuide da cabeça — Um corpo saudável pede uma mente equilibrada. Tente favorecer esse aspecto ao meditar, ler um bom livro ou aproveitar o tempo com a família.

10) Alimente-se bem — Não adianta gastar centenas de calorias e continuar comendo mal, porque o malhar não consegue compensar as refeições ruins. Consulte um nutricionista para indicar boas opções que saciam a fome pós-treino ao longo do dia.

Publicidade