Os talos de espinafre, brócolis, salsinha, entre outras verduras, costumam ser ignorados nas receitas. Mas que tal aprender uma receita para aproveitar os alimentos por completo e ainda garantir muitos nutrientes? Foi o que propôs o Chef Guilherme Quero nessa receita de esfiha integral de talos verdes.
O prato foi desenvolvido pelo profissional ao lado das crianças e dos jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Rede cultural Beija-Flor. A ONG oferece cursos de capacitação, entre eles de gastronomia e nutrição. Essa receita, além de saudável, também evita o desperdício de uma maneira deliciosa!
Receita de esfiha integral de talos verdes
Ingredientes
1 tablete de fermento biológico fresco ou seco
300 ml de água morna
100 ml de óleo
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sobremesa) de açúcar
5 xícaras de farinha de trigo (pode misturar branca com integral)
1 xícara de ralos; espinafres, almeirão, talos de salsinha.
Modo de Preparo
Em uma tigela grande dissolva completamente o fermento no açúcar e no sal.
Junte a água morna e depois acrescente os demais ingredientes, adicionando a farinha de trigo por último e aos poucos.
Sove a massa em uma mesa ou pia enfarinhada.
Deixe crescer por trinta minutos em um local seco, coberta por um pano de prato. Para saber quando está pronta, basta tirar uma bolinha, colocar na água e esperá-la subir.
Para o recheio, lave os talos.
Doure a cebola e o alho no azeite, acrescente as folhas, tempere com sal e pimenta a gosto e espere que murchem. Retire o excesso de água com uma peneira.
Com o recheio pronto e a massa crescida, separe esta última em bolinhas pequenas. Abra e modele a esfiha com um objeto redondo com um copo, por exemplo.
Coloque o recheio e molde as bordinhas. Achate o recheio no centro para que preencha todo o espaço da massa.
Disponhas as esfihas em uma assadeira sem untar e asse em forno médio a quente, pré-aquecido, de 30 a 40 minutos ou até que as bordas fiquem douradas.