Surgimento de variante do zika vírus pode ser mais perigosa, alertam cientistas

Em laboratório, pesquisadores identificaram variante do zika vírus que escapa de imunidade e pode provocar um surto da doença

Zika vírus pode ser mais grave e provocar surto – Freepik/jcomp e Pexels/Kristina Paukshtite

Cientistas de um estudo publicado na revista Cell Reports fizeram um alerta: uma nova variante do zika vírus pode ser mais grave e provocar um intenso surto da doença. E o cenário preocupante vale até mesmo para as regiões em que parte da população já foi imunizada por conta de outros surtos, como o de 2016, em que milhares de mães foram infectadas e deram à luz bebês com microcefalia. 

Publicidade

“Uma alta taxa de replicação em um mosquito ou hospedeiro humano pode aumentar a transmissão (infectar mais pessoas) ou a patogenicidade (capacidade de adoecer o hospedeiro) — e causar um novo surto”, disse o autor do estudo, Jose Angel Regla-Nava. Conforme os pesquisadores, autoridades de saúde devem estar atentas à possibilidade de nova mutação. 

EM TESTES COM CAMUNDONGOS, PESQUISADORES OBSERVARAM EVOLUÇÃO PREOCUPANTE DE MUTAÇÃO DE ZIKA VÍRUS

Em um teste realizado com camundongos, os pesquisadores identificaram uma variante que quebra a imunização cruzada pela infecção da dengue. Uma mutação chamada de NS2B I39V/I39T demonstrou um nível elevado de perigo em cultivos de células humanas. Embora os experimentos sejam laboratoriais, os resultados do estudo publicado nesta terça-feira, 12, indicam a chance de um risco para a saúde pública. 

+++ Dengue: Brasil registra aumento de casos da doença

+++ Durante a pandemia, brasileiros acreditam que dengue foi extinta

Publicidade

“A variante do zika que identificamos evoluiu ao ponto em que a imunidade de proteção cruzada proporcionada pela infecção anterior por dengue não era mais eficaz em camundongos. Infelizmente para nós, se essa variante se tornar predominante, podemos ter os mesmos problemas em vida real, explicou o professor Jose Regla-Nava.