Dengue: Brasil registra aumento de casos da doença
De acordo com o Ministério da Saúde, o Centro-Oeste é a região com a maior taxa de casos de dengue
De acordo com o Ministério da Saúde, o Centro-Oeste é a região com a maior taxa de casos de dengue
Enquanto uma vacina contra a dengue está sendo estudada pelo Instituto Butantan, o quadro da doença no Brasil não é tão positivo. No Rio Grande do Sul, por exemplo, 87% das cidades do estado notificaram a infestação do Aedes aegypti. Em Ribeirão Preto, São Paulo, a prefeitura alertou que 80% dos focos do mosquito estão em residências.
De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro trimestre de 2022 registrou uma alta de 55%, comparado com o mesmo período de 2021. A porcentagem equivale a 204 mil casos da doença, em que o Centro-Oeste é a região com o maior registro de dengue desde o começo do ano, em que houve uma média de 475 casos para cada 100 mil habitantes. Por outro lado, o Nordeste é a região com a menor incidência: são 39 casos para cada 100 mil habitantes.
Goiânia, capital de Goiás, lidera o ranking de notificações da doença: são 18 mil casos. O cenário também é alarmante em Brasília, que registra 13 mil casos. As questões climáticas, como fortes chuvas e secas intensas, são associadas ao aumento da dengue conforme o infectologista Antônio Bandeira à Agência Brasil.
+++ Vacina contra dengue tem resposta imune positiva, anuncia Butantan
+++ Vacina contra chikungunya tem resultados positivos na terceira fase de estudo
“O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4)“, explica o Ministério da Saúde, sobre o que é a dengue. Os sintomas da doença são: