saude   / Pesquisa

Ser ativo faz bem para a saúde física e mental do idoso, aponta estudo americano

Fazer exercícios também contribui para prevenir e combater o câncer

VIVA SAÚDE Publicado quinta 19 novembro, 2020

Fazer exercícios também contribui para prevenir e combater o câncer
Ser ativo faz bem para a saúde física e mental do idoso, aponta estudo americano - Freepik

Não é fácil deixar o sedentarismo de lado e incluir a atividade física na rotina, principalmente para os idosos!

Mas, de acordo com um estudo da American Cancer Society, pessoas na terceira idade que são mais ativas e passam menos tempo sentados possuem mais saúde, tanto física quanto mental. 

O estudo, que foi publicado no jornal CANCER, aponta que aqueles que realizam atividade física regular de intensidade moderada são mais saudáveis e ser ativo também contribui para prevenir e combater o câncer.

+++ VEJA TAMBÉM: A oneomania, doença do consumismo exagerado, atinge principalmente as mulheres

+++ VEJA TAMBÉM: Terapia alternativa! Veja de que maneira a hipnose atua como ferramenta de tratamento da compulsão alimentar

Assim, os pesquisadores avaliaram cerca de setenta e oito mil pessoas com idade média de setenta e oito anos e incluíram sobreviventes de câncer após dez anos do diagnóstico e adultos sem histórico da doença. Eles chegaram à conclusão de que, independentemente do câncer, as diferenças na saúde física e mental entre os sedentários e os que eram ativos fisicamente foram significativas.

E, de acordo com Erika Rees-Punia, pesquisadora do estudo, "as descobertas reforçam a importância de se mexer mais e ficar menos tempo sentado para a saúde física e mental, não importando a sua idade ou histórico de câncer". Para ela, uma simples caminhada ou outra atividade física de que a pessoa goste pode ser benéfica para a mente e o corpo.

Último acesso: 16 May 2021 - 20:33:19 (865).