Publicidade

A oneomania, doença do consumismo exagerado, atinge principalmente as mulheres

Quem sofre com esse problema pode usar de racionalizações para justificar seu comportamento

Você faz compras compulsivas? A oneomania, doença do consumismo atinge principalmente as mulheres – Freepik

Você já ouviu falar da oneomania? Muitas vezes pode ser vista como brincadeira pela ridicularização do centro do problema – as compras -, mas essa doença realmente é um assunto sério.

Publicidade

Esta condição tem como principal característica o fato do paciente comprar indiscriminadamente e compulsivamente coisas que muitas vezes não são necessárias. Com isso, ele foca no processo de consumir, e não no que está sendo consumido.

Segundo a psicóloga Marisa de Abreu no canal de Youtube Psicólogos em São Paulo, esse problema, que atinge principalmente o gênero feminino – quatro mulheres para cada homem com a doença – se dá de forma descontrolada. O consumidor, neste caso, sente um impulso comportamental, nega as suas consequências e não consegue controlar esse comportamento.

 

+++ VEJA TAMBÉM:  Ansiedade: especialista indica quando passa a ser ideal tratar o transtorno com remédios

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM:  Terapia auxilia na autoconfiança e na inteligência emocional; confira 5 motivos para começar

 

Também, de acordo com o livro “Compulsive Buying: A Phenomenological Exploration. Journal of Consumer Research”, resultados de pesquisas indicam que as pessoas que compram compulsivamente costumam ter baixa autoestima e são mais propensas a fantasias.

Publicidade

Além disso, quem sofre com a oneomania pode usar de racionalizações para justificar compras excessivas como: recompensas por algo que se conquistou, ou se perdeu, ou ainda uma compensação por um dia “ruim” ou simplesmente porque “merece”, buscando sempre o sentimento de felicidade

PAPEL DO PROFISSIONAL NA VIDA DO PACIENTE

O papel dos psicólogos nessa doença é auxiliar na diminuição do sofrimento individual causado pelo problema, mas também produzir conhecimentos e intervenções que abram espaços para as pessoas refletirem e, assim, descobrirem as condições que as levam para esse vício.

Publicidade

Lembrando que se você se identificar com algumas características dessa doença, é muito importante procurar um especialista.

 

Publicidade