Quarentena: Cultivar plantas e organizar o ambiente aumentam felicidade durante o home office
Os primeiros sinais de como a pandemia afetou a saúde mental não são nada bons
Os primeiros sinais de como a pandemia afetou a saúde mental não são nada bons
Por causa da pandemia, milhões de pessoas precisaram montar um escritório dentro de casa de uma hora para outra. Alguns sentaram-se à mesa da cozinha ou se contentaram em ficar com laptop no sofá durante os últimos meses.
Porém, mesmo que uma vacina contra a Covid-19 chegue logo, muitos trabalhadores nunca mais voltarão ao modelo antigo de ir ao escritório todos os dias em tempo integral. E os primeiros sinais de como a pandemia afetou a saúde mental não são nada bons.
Estudos indicam que os níveis de depressão aumentaram. Uma pesquisa recente feita pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos descobriu que o home office é um dos fatores por trás do aumento nos níveis de estresse entre os participantes do levantamento.
+++ VEJA TAMBÉM: Para resultados melhores! 5 atitudes que vão te ajudar a melhorar o rendimento no trabalho
+++ VEJA TAMBÉM: Plantas em casa reduzem stress e ansiedade e ajudam no home office
Mas o que nós podemos fazer para ficarmos mais felizes e equilibrados mentalmente, mesmo trabalhando de casa?
Controle o barulho
Diferentes partes do sistema nervoso estão constantemente tentando reconhecer os ruídos do ambiente e, isso pode ser uma grande distração na hora de trabalhar.
Um som estressante, por exemplo, faz com que uma região do cérebro chamada amígdala envie sinais de angústia. Eles são captados por outra área, o hipotálamo, que, por sua vez, faz com que as glândulas supra-renais bombeiem adrenalina para o sangue. Sua pressão arterial começa a subir.
Assim, tampões de ouvido podem ser uma solução para algumas pessoas conseguirem focar no trabalho. Se você quiser ir mais longe, dá pra investir em forros de parede e cortinas mais pesadas para absorver o som, como sugerem alguns arquitetos.
Organize sua mesa
Estudos publicados nos últimos anos indicam que a bagunça chega a aumentar o nível de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse. A explicação para esse efeito pode estar relacionada ao fato de a desordem entregar informações conflitantes ao cérebro, que precisa trabalhar e focar em meio a distrações desnecessárias.
Mas aumentos ocasionais do cortisol são perfeitamente saudáveis. O problema se torna mais sério quando os níveis ficam cronicamente elevados. Isso está associado à ansiedade, depressão, dores de cabeça e perturbações do sono.
Cultive plantas
São várias as explicações científicas para os benefícios mentais de manter contato com o mundo natural: redução da pressão arterial, controle de ansiedade e estresse, tempo para refletir e relaxar, melhora da atenção e do sono.
Portanto, trazer plantas e outros objetos naturais para o seu espaço de trabalho em casa pode ter um impacto significativo.
Também, a natureza é associada com recreação e relaxamento, o que pode melhorar o humor das pessoas.