Publicidade
Como manter a postura correta – Freepik/nikitabuida

Muitas pessoas nesse período de férias passam um longo período viajando, descansando no sofá, deitados na praia e até mesmo ficar jogando vídeo game no sofá ao longo do dia. E são nesses momentos que, muitas vezes, esquecemos de prestar atenção em nossa postura. Pensando nisso, ortopedista e cirurgião de coluna, Dr. Luciano Miller, listou cinco maneiras para auxiliar na saúde da coluna e que podem ser essenciais no dia a dia. 

Publicidade

1- Trabalhar mantendo uma boa postura

Sempre que estiver sentado, é importante encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas. É indicado também sentar sobre o ossinho do bumbum, posicionar os ombros levemente para trás para evitar a corcunda e evitar abaixar a cabeça para ler ou escrever.

2 – Realizar atividade física com fortalecimentos e alongamentos

A prática de atividades físicas regulares fortalece os músculos do corpo e, com isso, damos suporte às nossas articulações e aos discos da coluna. Isso ajuda a evitar sobrecarga e lesões que causam dores. Os alongamentos são muito importantes porque ajudam a equilibrar o nosso corpo. Eles são focados na manutenção ou elevação dos níveis de mobilidade articular e elasticidade muscular, e esses fatores associados contribuem potencialmente para a melhora postural. Alongar aumenta a sensação de bem-estar, diminui as dores e tensões e possibilita maior consciência corporal, requisito imprescindível para o equilíbrio e alinhamento da postura.

+++ Alongamentos para fazer antes da caminhada e exercícios para fazer depois; confira!

Publicidade

3- Uso correto de aparelhos de celulares

Hoje em dia, o celular está mais do que incorporado na nossa vida, mas alguns cuidados ajudam a evitar o desenvolvimento de má postura: usar o celular evitando curvar muito a  cabeça para frente, fazer alongamentos diários da musculatura cervical, procurar realizar pequenas pausas no uso do celular para tirar a tensão muscular na cervical. Esses cuidados, além de ajudarem na postura, ajudam a evitar dores.

+++ Da coluna até a cabeça! Veja como o uso de celular por muito tempo e na posição errada pode provocar dores

Publicidade

4- Cuidado ao carregar pesos

Procure carregar pesos de uma forma correta. Use mochilas com duas alças e com um peso de no máximo 10% do seu peso corporal. Ao pegar um peso no chão, procure fazer mais força com as pernas flexionando-as ao invés de dobrar a coluna para a frente.

5- Dormir corretamente

Publicidade

Passamos quase um terço do nosso dia dormindo, então escolher travesseiro e colchão adequados é extremamente importante. Travesseiros precisam ter a altura medida entre nosso ombro e a orelha. Colchões precisam ter uma firmeza que, ao deitarmos, consigamos distribuir a carga de nossa coluna e apoiar ela inteira. Também dar preferência à posição de lado com um travesseiro no meio das pernas