Primeiro paciente com varíola dos macacos no Brasil recebe alta, após 14 dias isolado
O primeiro paciente com varíola dos macacos teve o diagnóstico confirmado, em São Paulo, no dia 09 de junho pelo Instituto Adolfo Lutz
O primeiro paciente com varíola dos macacos teve o diagnóstico confirmado, em São Paulo, no dia 09 de junho pelo Instituto Adolfo Lutz
Nos últimos dias, o Brasil vem registrando cada vez mais casos de varíola dos macacos, em que o primeiro paciente com a doença no país foi diagnosticado em São Paulo. Após um período de 14 dias em isolamento, Anderson Ribeiro, que configurou o primeiro diagnóstico oficial no país, recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira, 20.
Aos 41 anos, a infecção de Anderson teve histórico de viagem pelo continente que registra a maior taxa de casos por esse tipo de varíola: a Europa. No final de maio, o paciente começou a sentir os sintomas após retornar de passagens pela Espanha e Portugal. No dia 09 de junho, o Instituto Adolfo Lutz confirmou que o quadro de Anderson se tratava da varíola dos macacos.
Em meio a uma reunião que será realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para decidir se a chamada monkeypox será configurada como uma emergência de saúde pública de interesse internacional, o Brasil já soma 8 casos da doença. O Ministério da Saúde confirmou o último caso no domingo, 19, de um paciente no Rio de Janeiro.
Trata-se de um homem de 25 anos que não tem histórico de viagem. No entanto, segundo a pasta, ele teve contato com estrangeiros. Com isso, o estado já possui dois casos. São Paulo e Rio Grande do Sul são os outros estados com casos da varíola. Em relação ao estado de saúde do oitavo diagnóstico oficial, o Ministério da Saúde comunicou que seu quadro clínico é estável.