Você sabia que a pasta de amendoim começou a ganhar popularidade entre os americanos durante a Segunda Guerra Mundial, como uma forma barata de obter calorias e, principalmente, proteína?
Em uma época em que a carne era escassa, virou complemento na alimentação de soldados e cidadãos em geral — até mesmo crianças.
Porém, com o passar do tempo e para conquistar um mercado cada vez maior, muitos fabricantes acrescentaram açúcar à fórmula, conquistando um público que permaneceu fiel por muito tempo, substituindo a manteiga no café da manhã por esse alimento.
Mas, com a onda “fit” que o mundo tem embarcado nos últimos anos, foi percebido que a pasta de amendoim torrada e pura é cheia de benefícios para o organismo, além de auxiliar a “matar” aquela vontade de comer um doce cheio de açúcar!
+++ VEJA TAMBÉM: Efeito sanfona nunca mais: tenha uma rotina de exercícios e estabeleça horários para se alimentar
+++ VEJA TAMBÉM: Depois dos 30, o metabolismo já não é mais o mesmo, né? Confira atos simples do dia-a-dia que podem ajudar a acelerá-lo
Por isso, hoje em dia nos mercados várias marcas vendem a versão da pasta “pura”, sem aditivos de conservantes ou de outros ingredientes.
Além disso, entre seus benefícios estão o auxilio do ganho de massa muscular, a proteção do sistema imunológico (pelo ômega-3), a prevenção de câimbras (devido ao magnésio), o fornecimento de energia e sua nutrição (cheia de vitamina E,B3, B6, B5, folato, magnésio, biotina, entre outros).
Pasta de amendoim no pré ou pós-treino?
Uma dúvida comum é quando comer a pasta de amendoim. Antes de ir treinar ou depois?
De acordo com a nutricionista Patrícia Leite, o alimento não é bem-vindo no pós-treino. “É aquele momento em que o corpo está na janela anabólica, que precisa ter absorção dos nutrientes o mais rápido possível para a corrente sanguínea, para que eles estejam disponíveis para o tecido muscular se recuperar. E como a gordura leva mais tempo no estômago para ser liberada para a corrente sanguínea, então, não é uma boa opção nesse momento”, explicou a nutricionista.
Já no pré-treino é interessante comer uma banana com pasta de amendoim, já que esse alimento fornece bastante energia. Embora a banana tenha um índice glicêmico alto, com a gordura da da manteiga, a absorção do carboidrato da banana será mais lenta.
É importante dizer, no entanto, que – como o amendoim é um alimento calórico – é importante aliar seu consumo com uma dieta equilibrada e prática de atividade física.