saude   / Chega de dúvidas

Pão x Tapioca: Nutricionista desmistifica o embate entre os dois alimentos

Os principais benefícios da derivada da farinha de mandioca ainda servem mais aos celíacos, ou intolerantes ao glúten, que aos interessados em perder peso

VIVA SAÚDE Publicado terça 15 setembro, 2020

Os principais benefícios da derivada da farinha de mandioca ainda servem mais aos celíacos, ou intolerantes ao glúten, que aos interessados em perder peso
Pão x Tapioca: Nutricionista desmistifica o embate entre os dois alimentos - Freepik

A tapioca tem sido colocada dentro dos principais exemplos da alimentação fit, sempre como sinônimo de saúde, funcionalidade e boa qualidade alimentar. Muitas pessoas até ja trocaram seu pãozinho integral pelo alimento, julgando ser melhor para o emagrecimento e para o organismo.

Mas será isso verdade ou mito? A tapioca realmente é melhor do que o pão integral? A nutricionista Thaise Leal explicou em seu canal do Youtube qual a diferença desses dois alimentos!

Primeiramente, a especialista apontou que os principais benefícios da derivada da farinha de mandioca ainda servem mais aos celíacos, ou intolerantes ao glúten, que aos interessados em perder peso.

+++ VEJA TAMBÉM:  Nutricionista lista 10 alimentos que precisam ser substituídos do seu cardápio urgentemente

+++ VEJA TAMBÉM:  Especialista responde: Qual a opção mais saudável para passar no pão? Requeijão, margarina, manteiga ou geleia?

A tapioca é um carboidrato proveniente da fécula da mandioca, não possui fibras e é pobre em nutriente. Por se tratar de um carboidrato simples, apresenta alto índice glicêmico, ou seja, a velocidade que a glicose aumenta na corrente sanguínea é alta e isso pode afetar a resposta da insulina.

Mas tudo muda dentro do organismo de acordo com o que vai ser consumido com a tapioca, “Quem quiser dar uma turbinada na tapioca em termos nutricionais, pode adicionar cereais funcionais como aveia ou a quinoa”, disse a nutricionista.

O pão integral tradicional contém glúten, pode ter alguns aditivos de conservantes e, muitas substâncias químicas em seus ingredientes. “Hoje em dia você pode achar pães sem glúten, com farinha de batata e de arroz como opções mais saudáveis”, explicou a especialista. 

Ou seja, tanto a tapioca (recheada com proteínas e recheios saudáveis e turbinada com cereais) quanto os pães (sem glúten, com farinhas alternativas) são benéficos e servem para o emagrecimento e para a boa saúde nas quantidades certas para o seu corpo. Por isso consulte sempre seu nutricionista.

 

 

Último acesso: 27 Nov 2020 - 14:17:09 (331).