Não é de hoje que o abacate rouba a cena – seja nos belos e inspiradores posts do Instagram ou nos pratos de quem busca manter uma alimentação mais saudável. Contudo, a pergunta que não quer calar é: quais são seus verdadeiros benefícios?
Para citar alguns: a fruta protege o coração e ajuda a manter a pele jovem. E, apesar de ter passado décadas com a fama de engordar, de acordo com um estudo da Nutrition Impact, uma consultoria americana especializada em alimentação e nutrição, na verdade, ele diminui o índice de massa corporal. Ou seja, emagrece!
Além disso, o abacate reduz 42% o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso. Mas o segredo é comer a fruta com frequência e em doses moderadas, sozinha ou em receitas leves.
+++ VEJA TAMBÉM: Alimentação contra o estresse: o que comer para enfrentar a tensão; Confira
+++ VEJA TAMBÉM: Folha de abacate é um medicamento natural e ajuda em diversos fatores
Boa parte dos benefícios dessa fruta é mérito do ácido oleico – a mesma gordura boa do azeite de oliva. Presente na polpa numa proporção excepcional, ele aumenta a sensação de saciedade e adia a fome. Também abaixa a carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo.
Fora isso, a fruta é uma grande aliada da pele, sendo um ótimo produto de beleza natural, já que é rica em vitaminas A e E e beta-sitosterol, que ajuda a combater acne, ruga e celulite.
Um outro estudo, do Centro de Nutrição Humana da Califórnia, revelou que o coração também fica protegido pois o beta-sitosterol, em parceria com outro componente do abacate, a L-glutationa, reduz o colesterol ruim sem prejudicar o bom.
Outro beneficio é que o abacate é uma das raras frutas com proteína. Mesmo que seja pouca, acaba sendo uma opção para completar esse nutriente na refeição. Assim, você pode consumir ele em receitas salgadas – e não só com açúcar (hábito típico dos brasileiros). Melhor ainda: a gordura dele aumenta em até 10% a absorção dos carotenoides, entre eles o licopeno, presente principalmente no tomate.
De novo, você só tem a ganhar com isso. O licopeno tem o poder de reduzir os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce. Então aproveite para incluir a fruta do abacateiro de diferentes maneiras no seu dia a dia. Só que lembre-se: em porções moderadas!