Publicidade

Alimentação contra o estresse: o que comer para enfrentar a tensão; Confira

Ingerir alimentos mais duros e crocantes aliviam esse sentimento

Alimentação contra o estresse: o que comer para enfrentar a tensão – Freepik

Rotina agitada, sedentarismo e muitos outros motivos acabam desencadeando a ansiedade e o estresse em muitas pessoas que convivemos, inclusive em nós mesmos, não é mesmo?

Publicidade

A alimentação pode ser um ótimo remédio nesse quesito. Algumas comidas – principalmente as mais ricas em vitamina B e E, triptofano e ômega-3 – podem estabilizar a sua resposta emocional e os níveis de açúcar no sangue, controlando essas condições de estresse e aumentando o bom humor.

Além disso, consumir regularmente estes alimentos ajuda a proteger o corpo dos danos causados pela tensão, como dor de cabeça, queda de cabelo, excesso de peso e envelhecimento precoce. Confira quais são eles:

 

+++ VEJA TAMBÉM: Nutricionista aponta: comer chocolate todos os dias ajuda a emagrecer e evita o estresse – e ainda é delicioso; Leia mais
+++ VEJA TAMBÉM: Ficou inchado de repente? Comer rápido demais pode ser o principal motivo; Veja mais

Publicidade

Abacate

A polpa dessa fruta é rica em dois fortes adversários do estresse: potássio e ácidos graxos monoinsaturados. Também, alguns pesquisadores acham que essas gorduras podem melhorar no cérebro a absorção da serotonina, neurotransmissor que melhora o humor.

 

Publicidade

Castanha de caju
Pesquisadores italianos constataram que os níveis sanguíneos de zinco são constantemente mais baixos em pessoas deprimidas e ansiosas. Sendo assim, acrescente 30 g de castanhas de caju crocantes e saborosas e você terá um bom reforço extra de zinco.

Peixe

Para manter o estresse sob controle, acrescente ômega-3 à alimentação. Essas gorduras essenciais ajudam a moderar os hormônios do estresse e protegem da depressão. É possível tomar suplementos de óleo de peixe, mas há um jeito mais gostoso de obtê-los. Tente comer 80 g de peixe gorduroso ao menos duas vezes por semana ou nozes todos os dias.

Publicidade

 

Cenoura crua
Coma alimentos mais duros e crocantes. Mastigar aipo, tiras de cenoura e outros alimentos firmes e crocantes ajuda a relaxar maxilares contraídos e reduz a tensão.

 

Publicidade

Ovos 

Contém triptofano, aminoácido que ajuda a criar a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, o sono, a memória e o comportamento.

Chá preto
Pesquisas inglesas indicam que tomar chá preto pode tornar mais rápida a recuperação de eventos irritantes ou angustiantes. Os participantes do estudo que tomaram quatro xícaras desse chá por dia durante seis semanas tiveram nível mais baixo de cortisol, um hormônio do estresse, e disseram sentir-se mais relaxados depois de tarefas estressantes do que quem não tomou a bebida.

 

Castanha do Pará

Rica em vitamina E, antioxidantes e principalmente em selênio, nutriente que melhora o humor e reduz a inflamação.