Publicidade

Novo dispositivo realiza diagnóstico precoce do câncer de mama em casa

Reforçando a importância da autoavaliação, aparelho avisa por mensagem no celular quando paciente deve procurar um especialista

Reforçando a importância da autoavaliação, aparelho avisa por mensagem no celular quando paciente deve procurar um especialista
Dispositivo é nova aposta na prevenção de casos graves – Pexels/Klaus Nielsen

Duas jovens recém-formados nas universidades Imperial College London e Royal College of Art desenvolveram um novo dispositivo aposta para o diagnóstico precoce de câncer de mama.

Publicidade

Batizado de Dotplot, o aparelho é considerado doméstico, ou seja, para usar em casa, e funciona a partir de ondas sonoras. Não só isso, ele ainda monitora as mulheres, indicando quando é momento ideal para investigar a fundo a possibilidade de um câncer na mama.

A partir de um mapeamento prévio digitalizado de seu dorso, o dispositivo consegue construir um modelo preciso das mamas da mulher. Assim, por meio de um aplicativo no celular, ele indica periodicamente para que as mulheres realizem o exame de autoavaliação com o aparelho, que realiza a leitura dos tecidos.

Desse modo, a cada mês ele indica se houveram determinadas alterações e/ou anormalidades que necessitam de avaliação médica ou não.

“Se houver alguma mudança suspeita da qual achamos que você deve estar ciente, [o Dotplot] informará isso e a incentivará a consultar seu médico de família ou sua clínica de mama, para que possa ser verificado – caso seja alguma coisa séria que você deva saber”, revela uma das criadoras do DotplotDebra Babalola.

Publicidade

Responsáveis pela criação de aparelho que detecta câncer de mama explicam a importância de autoavaliação

Quando falamos de câncer de mama, com certeza, um dos fatores mais destacados é a importância da autoavaliação periódica que devemos realizar. Por isso, os responsáveis pelo dispositivo afirmam que ele surgiu a partir dessa ideia de conscientização. “O Dotplot é uma ferramenta que criamos que apenas orienta as mulheres em suas autoverificações a cada mês”, explica Debra Babalola, outra criadora. “Então, estamos reunindo um dispositivo portátil e um aplicativo móvel que mostrará como fazer sua autoavaliação e garantir que seja feito completamente”.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler! 

Publicidade