Publicidade

Sem pintas e nem manchas, mulher recebe diagnóstico de câncer de pele grave

Sem qualquer suspeita, mulher recebeu o diagnóstico da doença já em estágio incurável

Sem qualquer suspeita, mulher recebeu o diagnóstico da doença já em estágio incurável
Pintas ou manchas na pele, geralmente, são principais sintomas de melanoma – Freepik

Aos 44 anos, Melissa Young recebeu o diagnóstico de um câncer de pele incurável. A notícia a pegou de surpresa mais que qualquer outra, afinal, a escocesa não apresentava nenhuma pinta ou mancha na pele, sintoma mais comum nesses casos de melanoma.

Publicidade

Mas como ela descobriu o câncer? Em 2021, quando estava com covid-19, os médicos notaram um caroço em sua axila. Ao ser encaminhada ao ginecologista para avaliar se poderia ser um possível câncer de mama, ela recebeu o diagnóstico correto.

Em entrevista, Melissa conta: “Fiquei tão chocada quando recebi o diagnóstico, pois não tinha uma pinta ou nenhum problema de pele”.

Além do choque com o diagnóstico, a doença já estava em estágio grave e avançado. Por isso, desde então, a escocesa realiza apenas imunoterapias para poder estender seu tempo de vida.

O que causa o melanoma, câncer de pele incurável que atingiu mulher sem qualquer pinta?

Os médicos de Melissa, então, afirmam que a causa mais possível para o câncer da mulher de 44 anos foi a exposição solar sem proteção.

Publicidade

A principal suspeita do câncer tipo melanoma são as pintas e manchas na pele. Isso porque “os melanócitos expressam genes em ambientes diferentes, dizendo-lhes para se dividir incontrolavelmente ou parar de se dividir completamente. As origens do melanoma serem dependentes de sinais ambientais dá uma nova perspectiva na prevenção e no tratamento”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano.

Além disso, “esse é o tipo de câncer de pele mais mortal. Ele pode se espalhar para outras partes do corpo precocemente, quando as lesões ainda são muito pequenas”, revela a dermatologista Dra. Patrícia Mafra.

Publicidade