Publicidade
Descarte adequado de medicamentos vencidos – Pexels/MART PRODUCTION

Um hábito comum no Brasil – e também em outros países – é jogar no lixo comum medicamentos vencidos. O que muitos podem não saber é que essa prática inadequada, realizada por cerca de 20% dos brasileiros, gera grandes consequências à saúde pública e ao meio ambiente. 

Publicidade

A contaminação dos solos e a intoxicação de pessoas e animais são uns dos sérios impactos do descarte indevido dos remédios. Para reverter essa situação, bastam atitudes muito simples. 

Muitas farmácias recebem tanto medicamentos fora da validade quanto os que estão em desuso. Um meio para saber quais são os estabelecimentos da sua região que possuem pontos de coleta é através do Programa de Descarte Consciente. Inclusive, no site do projeto há informação em tempo real sobre o volume de água que está sendo preservado com cada descarte adequado. 

+++ Medicamento da Pfizer diminui em 37% o risco de morte por Covid-19, aponta estudo brasileiro

+++ VIVA A CIÊNCIA! Primeiro tratamento medicamentoso para Alzheimer em quase 20 anos é aprovado nos Estados Unidos

Publicidade

Outra opção é buscar informação na prefeitura de sua cidade para saber quais são as unidades de saúde do local também recebem esses remédios.

Com essa ação consciente, esses medicamentos, geralmente, passam pelo processo de incineração para evitar o acúmulo de resíduos que geram riscos.
 

Publicidade