Publicidade

Multivitaminicos podem proteger cognição em declínio em idosos

Estudo analisou efeitos positivos de vitaminas do cacau na cognição de idosos acima de 65 anos, mas ainda necessita de mais pesquisas na área; entenda!

Estudo analisou efeitos positivos de multivitamínicos na cognição de idosos acima de 65 anos, mas ainda necessita de mais pesquisas na área!
Estudo analisou propriedades de vitamina do cacau – Pexels/Mart Production

Pesquisadores da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, revelaram que tomar multivitamínicos diariamente pode auxiliar na prevenção de cognição em idosos.

Publicidade

A pesquisa, então, foi um recorde de um estudo maior que estudou as ações da ingestão de um suplemento do cacau multivitamínico diariamente. Ele, portanto, apresentou uma redução em casos de problemas cardiovasculares e até cânceres.

A partir daí, os pesquisadores buscaram entender seu efeitos na cognição, principalmente de idosos. Assim, testado em mais de 2 mil pacientes assim de 65 anos, ele mostrou uma melhora significativa nesses pacientes, por ser rico em flavonoides.

Além disso, eles concluíram que uma reposição diária de diversos micronutrientes e minerais também é essencial nesse prolongamento da cognição. “Há uma necessidade urgente de intervenções seguras e acessíveis para proteger a cognição contra o declínio em idosos”, explicou Laura D. Baker, uma das autoras da pesquisa.

Apesar de sucesso, autora de estudo ainda afirma que precisam mais pesquisas para aprovar uso clínico de multivitamínicos para cognição

No entanto, mesmo apresentando resultados positivos, Laura destacou que ainda são necessários mais estudos na área. Além disso, ela pontuou que não é por causa desses resultados que já se recomenda o consumo diário de vitaminas.

Publicidade

“É muito cedo para recomendar a suplementação diária de multivitamínicos para prevenir o declínio cognitivo”, destaca. “Embora essas descobertas preliminares sejam promissoras, pesquisas adicionais são necessárias em um grupo maior e mais diversificado de pessoas. Além disso, ainda temos trabalho a fazer para entender melhor por que o multivitamínico pode beneficiar a cognição em adultos mais velhos”.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade