Publicidade

Morre grávida resgatada após bombardeio na Ucrânia; Imagem se torna um símbolo da guerra

Grávida estava prestes a dar à luz, mas não resistiu aos ferimentos graves após bombardeio em maternidade

Grávida foi resgatada com ferimentos em guerra na Ucrânia – Foto: EVGENIY MALOLETKA/AP/Agência O Globo e Unsplash/Max Kukurudziak

Após bombardeios em uma maternidade na cidade ucraniana de Mariupol, mais uma imagem dos horrores de uma guerra circulou na internet: uma grávida, próxima do tempo de seu parto, sendo resgatada em meio a um cenário de completa destruição. Com ferimentos graves, tanto a mãe quanto o bebê não sobreviveram ao ataque que ocorreu na última quarta-feira, 09, conforme a agência Associated Press. 

Publicidade

Na imagem do fotógrafo Evgeniy Maloetka é possível ver as marcas da guerra na gestante: a mulher foi socorrida com machucados no rosto e o quadril ensanguentado. Uma cesariana chegou a ser realizada, mas o cirurgião Timur Marin disse que a equipe encontrou o bebê sem sinais de vida. Conforme o governo ucraniano, crianças e pelo menos 17 mulheres ficaram feridas por conta do ataque à maternidade

+++ Mães e recém-nascidos estão em porões, na capital ucraniana Kiev

+++ OMS alerta risco para a saúde da mulher, em meio à guerra na Ucrânia

ANTES DE MORRER, GRÁVIDA ENTROU EM AFLIÇÃO AO PERCEBER A PERDA DE SEU FILHO

Conforme o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês), ao menos 80 mil mulheres irão dar à luz nos próximos três meses na Ucrânia. No caso da gestante registrada na imagem, um cirurgião disse que quando a mãe se deu conta de que seu bebê estava morto, ela entrou em uma grande aflição antes de falecer: “Me matem agora”, gritou. Após medidas de ressuscitação, a mulher não resistiu.

Publicidade

Após o óbito, ela só foi identificada pelo marido. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que desde a invasão russa no território ucraniano, cerca de 30 ambientes de saúde e equipamentos hospitalares foram atacados.

“O ataque direto de tropas russas na maternidade. Pessoas sob os escombros. Crianças sob os escombros. Isso é uma atrocidade. Por quanto tempo mais o mundo será cúmplice em ignorar o terror? Feche o céu imediatamente. Pare os assassinatos imediatamente. Você tem poder. Mas você parece estar perdendo a humanidade”, escreveu em suas redes sociais o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Grávida foi resgatada com ferimentos graves em guerra na Ucrânia
Foto: EVGENIY MALOLETKA/AP/Agência O Globo

 

Publicidade