Dormir com a luz acesa pode ser prejudicial à saúde, segundo estudo

Conforme estudo, exposição à luz na hora de dormir pode alterar a frequência cardíaca

Dormir com a luz ligada pode prejudicar saúde – Freepik/freepik e jannoon028

Você tem o costume de dormir com a luz acesa? Se sim, um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences na última segunda-feira, 14, mostra que esse hábito pode ser prejudicial à saúde. A análise foi feita com 20 participantes, divididos em dois grupos. 

Publicidade

A divisão foi feita da seguinte maneira: um grupo dormiu em um local com uma luz mais fraca e o outro teve uma noite de sono em um ambiente com a luz completamente acesa. Foi observado que aqueles expostos ao ambiente mais iluminado tiveram uma frequência cardíaca instável na parte da manhã, além de uma resistência maior à insulina. “Os níveis de melatonina foram semelhantes em ambas as condições”, destacaram os pesquisadores, no estudo. 

Conforme a diretora do Centro de Medicina Circadiana e do Sono da Faculdade de Medicina Feinberg, da Universidade Northwestern e autora do estudo, Phyllis Zee, mesmo dormindo com os olhos fechados, a luz fraca foi capaz de atrapalhar o sono dos participantes

+++ Falta de sono causa envelhecimento precoce e queda na imunidade

+++ Pressão alta: conheça cinco doenças causadas pela condição

Publicidade

DORMIR COM A LUZ ACESA AFETA HOMEOSTASE DA GLICOSE

Conforme os pesquisadores, “a exposição aguda à luz durante o sono noturno afeta negativamente a homeostase da glicose na manhã seguinte”. Por isso a importância de um escolher um lugar escuro para dormir. Mesmo com os resultados, os pesquisadores recomendam um estudo mais aprofundado com um grupo maior e diverso para uma melhor compreensão do impacto da luz no sono e na saúde.