Ícone do site

Monkeypox é assintomática? Novo estudo explica

Published 18/08/2022
Pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) relatou um caso assintomático, assim como estudo francês; entenda!

França e EUA já relataram casos assintomáticos - Freepik

Com a crescente de casos da varíola dos macacos, logo após o auge da pandemia de covid-19, muitos tentam encontrar relações entre as duas doenças. Uma das mais questionadas é sobre sua transmissão, se ocorre pelo ar ou não; se precisamos fazer o uso de máscaras; e, até mesmo, se a monkeypox é assintomática, em alguns casos, assim como o coronavírus, causando ainda mais preocupações.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), então, publicou um relatório relatando um caso assintomático no país. Segundo eles, um jovem de cerca de 20 anos testou positivo para o vírus, sem ao menos ter contato, mesmo sexual, com um infectado ou com sintomas, nos últimos três meses.

“Ele disse que muitos participantes estavam usando blusas e shorts sem mangas. Ele usava calças e uma blusa de manga curta. (Porém), ele não notou nenhuma lesão de pele em ninguém presente, nem notou ninguém que parecia doente”, afirma, portanto, o relatório.

Estudo da França também aponta chances de monkeypox ser assintomática

Além disso, também nessa semana, a França divulgou na revista Annals of Internal Medicine algo semelhante. De acordo com uma amostragem de 200 pacientes, de 13 infectados, 11 não apresentaram sintomas da doença.

Apesar das descobertas, ainda não se pode confirmar que a doença pode apresentar casos assintomáticos. Até então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a infecção pela varíola dos macacos se dá, principalmente, pelo contato prolongado com o infectado, suas lesões na pele e/ou seus pertences, sendo esse em grande maioria sexual.

Sair da versão mobile