Intolerância ou alergia alimentar? Entenda a diferença entre esses dois termos

Cerca de 40% dos brasileiros sentem certo desconforto ao ingerir leite e seus derivados, de acordo com o Datafolha

Intolerância ou alergia alimentar? Entenda a diferença entre esses dois termos – Freepik

Anda desconfiado que um alimento específico não cai tão bem para você como para outras pessoas? Pois vale investigar: as causas podem ser alergia ou intolerância alimentar.

Publicidade

Enquanto a primeira não é não é tão comum (atinge aproximadamente 3,5% dos adultos, segundo dados do Consenso Brasileiro em Alergia Alimentar), a segunda já está presente na realidade de muita gente — cerca de 40% dos brasileiros sentem certo desconforto ao ingerir leite e seus derivados, um dos tipos mais comuns de intolerância alimentar, afirmou o Datafolha. 

O problema é que os sinais que as duas doenças geram às vezes são tão parecidos, que dificultam o diagnóstico correto. Por isso é necessário entender suas diferenças!

+++ VEJA TAMBÉM: Você sabe quando procurar um pronto socorro infantil? É preciso se atentar a 6 sintomas!

+++ VEJA TAMBÉM: Alergias respiratórias no inverno: 7 dicas para evitar rinite e asma na estação mais fria do ano

Publicidade

 

Intolerância alimentar

A comida é composta de proteínas, carboidratos, gorduras e vários nutrientes, bem como uma série de substâncias químicas naturais. A intolerância alimentar ocorre quando nosso organismo precisa de uma enzima que processaria um certo nutriente.

Publicidade

Os sintomas geralmente estão relacionados ao trato gastrointestinal – dor de barriga, gases, inchaço, enjoo – que variam de intensidade de acordo com a quantidade consumida e ocorrem poucas horas após a ingestão da comida.

Se você tem alguma intolerância, você pode comer pequenas quantidades do alimento ofensivo, desde que com orientação médica. Também é possível evitar uma reação. Por exemplo, se você tem intolerância à lactose, você pode beber leite sem lactose ou tomar um comprimido da enzima lactase para ajudar na digestão.

E, os alimentos mais comuns que causam esse problema são o leite e seus derivados, glúten, corantes e banana. 

Publicidade

 

Alergia alimentar

A alergia alimentar é causada por uma reação em nosso sistema imunológico que considera alguma proteína do alimento um elemento nocivo ao organismo. 

Publicidade

A reação é sistêmica: inchaço nos lábios, coceira, tosse, falta de ar e diarreia estão entre as manifestações que aparecem logo após a ingestão, mesmo quando em poucas quantidades. No pior dos cenários, ocorre o choque anafilático que é o inchaço de órgãos do sistema respiratório, com reações graves, que exigem atendimento médico imediato, pois são potencialmente fatais.

Embora algumas reações alérgicas sejam leves nada impede que, em contatos posteriores com aquela comida, haja ataques mais sérios. A ordem é consultar um médico e riscar certos alimento da dieta.

Também, usualmente, nosso sistema imune produz anticorpos para combater esses componentes dos alimentos, o que resulta em liberação de histamina e outras substâncias no nosso organismo. Os testes de pele ou as pesquisas no sangue podem confirmar o tipo de alergia quando correlacionado com os sintomas.

E, os alimentos mais comuns que causam esse problema são leite, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.