Médicos alertam contra ‘banho de esterco’ de vaca como falsa cura para a covid-19 na Índia
Alguns indianos começaram a crer que as fezes de vaca são capazes de curar a covid e fortalecer o sistema imunológico
Alguns indianos começaram a crer que as fezes de vaca são capazes de curar a covid e fortalecer o sistema imunológico
Alguns religiosos hinduístas estão propagando informações sem comprovação científica e levando indianos a passarem esterco de vaca no corpo sob a crença de que as fezes do animal, considerado sagrado para a religião hindu, é capaz de curar a infecção provocada pelo novo coronavírus.
Vídeos que circulam na mídia local e internacional mostram homens mergulhados no esterco na expectativa de se curarem da covid. A Índia é, neste momento, o principal epicentro da pandemia e a cada dia bate recorde de mortos por conta da doença.
Segundo informações da Reuters, indianos no estado de Gujarat têm ido todas as semanas para cobrir o corpo de esterco e urina de vaca. Segundo eles, as fezes fortalecem o sistema imunológico e também ajuda o corpo a se recuperar da doença provocada pela Sars-Cov-2.
Médicos do país fizeram alertas para a prática e pediram para que os indianos não utilizem esterco bovino no corpo, já que não existe nenhum tipo de estudo ou evidência científica que comprove sua eficácia contra a covid-19.
“Vemos até mesmo médicos aqui. A crença deles é que essa terapia melhora a imunidade e que eles podem atender os pacientes sem receio”, disse Gautam Manilal Borisa, um gerente de uma empresa farmacêutica à agência Reuters.