Publicidade

Homens reduzem até 2% do cérebro, após nascimento do primeiro filho

Segundo estudo, pais de primeira viagem têm, principalmente, visão e compreensão social afetadas pelo encolhimento do cérebro

Segundo estudo, pais com seu primeiro filho têm, principalmente, visão e compreensão social afetadas pelo encolhimento do cérebro
Redução semelhante já havia sido identificada nas mulheres – Pexels/Nappy

De acordo com um novo estudo do Instituto de Saúde Carlos III de Madri, na Espanha, o cérebro dos homens diminuem em até 2%, após o nascimento de seu primeiro filho! Apesar de parecer chocante, já há um tempo, a ciência afirma que o mesmo ocorre com mulheres.

Publicidade

A pesquisa analisou imagens cerebrais de homens, antes e depois se tornarem pais pela primeira vez. Além disso, existia um grupo daqueles que não possuíam filhos.

Com a análise, então, o estudo percebeu uma mudança significativa no volume da massa encefálica e alterações no córtex cerebral. No total, portanto, essa transição representou uma perda de até 2% do cérebro.

Cérebro dos homens diminui após o nascimento do primeiro filho: o que isso podem afetar?

Os pesquisadores, portanto, analisaram que as partes afetadas mexem, principalmente, com a visão e a compreensão social. “Os resultados sugerem um papel único do sistema visual em ajudar os pais a reconhecer seus filhos e a responder de acordo”, explicam em comunicado.

Além disso, eles pontuam que essas mudanças devem acontecer como meio de adaptação para os homens que assumem a paternidade. Apesar disso, eles apontam que ainda é cedo para definir uma causa definitiva para a alteração cerebral.

Publicidade

“Estudar os pais oferece uma oportunidade única de explorar como a experiência parental pode moldar o cérebro humano quando a gravidez não é vivenciada diretamente”, destacam, por fim.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade