Publicidade

Higiene em período menstrual; veja como deve ser feito o procedimento para evitar infecções

Quando a mulher estiver “naqueles dias”, os cuidados com a região íntima devem ser dobrados

Maneiras de cuidar da região íntima durante a menstruação – Pexels/Karolina Grabowska

A higiene íntima, seja da mulher ou do homem, deve ser um hábito cotidiano para evitar o desenvolvimento de infecções e a proliferação de fungos e bactérias. Mas, quando falamos sobre o período menstrual – em que o sangue fica acumulado na região da vulva -, muitas têm dúvidas de como realizar a higienização correta.

Publicidade

Aliás, uma pesquisa da Johnson & Johnson Consumer Health aponta que 22% das mulheres brasileiras não possuem condições adequadas para se higienizarem durante esse período. Isso mostra o quanto as políticas públicas devem olhar para a saúde feminina.

+++ ”Naqueles dias”! Entenda como ficar atenta para saber se o seu fluxo está normal

+++ DIU e coletor menstrual: veja quais são os cuidados básicos

Quando se trata desses cuidados, a ginecologista e obstetra Dr. Laura Lucia explica em seu canal as maneiras de fazer a limpeza íntima “naqueles dias”. Ela ressalta que o ideal é que a higiene deve ser feita toda vez que o absorvente for trocado. 

Publicidade

Tempo de troca de cada absorvente

  • Externos: devem ser trocados a cada 4 horas;
  • Internos: não devem ser utilizados por mais de 8 horas;
  • Coletores menstruais: o ideal da troca é de 6 a 12 horas;
  • Calcinhas absorventes: após 10 horas de uso, é importante retirá-la, lavá-la e só utilizá-la novamente quando estiver seca. 

É bom lembrar que o tempo pode variar de acordo com a intensidade do fluxo.

Lavagem

Publicidade

Ou vocês fazem a higiene com uma buchinha mais o sabonete íntimo e se seque, de preferência com o papel, fazendo aquela compressão e não raspando”, indica Laura. Outra maneira são os lenços umedecidos. Existem lenços umedecidos específicos para a região íntima, em que a diferença dos comuns é que “eles terão o pH mais ácido, que é o pH da região íntima”.

Veja mais no canal Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia:

Publicidade