Publicidade
Cuidados no uso do DIU e coletor menstrual – Pexels/Anna Shvets

Se tem um método contraceptivo que muitas mulheres vêm aderindo, com certeza é o Dispositivo Intrauterino, o famoso DIU. Suas vantagens vão desde a praticidade até a opção de não utilizar um método hormonal – possibilitado pelo DIU de cobre. 

Publicidade

Ainda falando da saúde feminina, uma alternativa sustentável que substitui os absorventes naqueles dias é o coletor menstrual. Mas, quando se trata de usar o coletor em quem possui o DIU, ainda há muitas dúvidas. 

+++ DIU de cobre: ginecologista desvenda os mitos e as verdades sobre o método contraceptivo

Muitas mulheres questionam se é possível utilizar os dois, e a resposta é sim. No entanto, é preciso se atentar a alguns cuidados básicos ao inserir e retirar o coletor menstrual. 

Primeiramente, é importante consultar um ginecologista antes de aderir ao coletor, mesmo se o DIU foi colocado recentemente ou não. Com isso será verificado se o dispositivo está na posição certa, se o colo do útero não é muito baixo e todas as orientações necessárias de acordo com o seu organismo.  

Publicidade

Feito isso, é preciso tomar muito cuidado na hora de colocar e, principalmente, retirar o coletor para não puxar as cordinhas do DIU que ultrapassam o colo do útero. O ideal é verificar o tamanho das cordinhas, e se achar que pode atrapalhar procure o ginecologista, pois ele pode ajustá-las. 

+++ Exercícios físicos e menstruação: como evitar que ‘aqueles dias’ atrapalhem seu desempenho

Além disso, essas cordinhas devem estar em direção ao interior do coletor, pois caso elas estejam presas entre o copo menstrual e a parede da vagina, também há o risco de serem puxadas na hora da retirada. 
 

Publicidade