Publicidade

Guta Stresser relata reação ao descobrir esclerose múltipla: “Perdi o chão”

Conhecida por sua icônica personagem Bebel, no programa “A Grande Família”, a atriz Guta Stresser revelou como descobriu a esclerose múltipla

Neurologista explica a esclerose múltipla, diagnóstico de Guta Stresser
Neurologista explica a esclerose múltipla, diagnóstico de Guta Stresser – Instagram/gutastresser

Conhecida por sua icônica personagem Bebel, no programa “A Grande Família”, a atriz Guta Stresser foi diagnosticada com esclerose múltipla e relatou à revista Veja sua reação ao descobrir a doença. Aliás, a enfermidade neurológica, crônica e autoimune afeta cerca de 40 mil brasileiros, conforme a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem).

Publicidade

GUTA STRESSER DESTACOU A DESCOBERTA COMO ATERRORIZANTE

Após perceber sintomas como zumbido no ouvido, esquecimento de algumas palavras, dores musculares e uma queda, a artista de 49 anos buscou atendimento médico e, após exames, o resultado foi a esclerose múltipla. “Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante”.

Conforme a Abem, as lesões cerebrais provocadas pela esclerose múltipla ocorrem porque as células de defesa do organismo começam a atacar o próprio sistema nervoso central. Para Guta Stresser, no momento que foi informada pela doença, seu medo foi de ficar incapacitada. “Passei a ter um pesadelo recorrente: imóvel, sem conseguir falar, tentava avisar meu companheiro”.

Dentre os tratamentos para a doença, conforme a Abem, estão os medicamentosos, que reduzem surtos e atividade inflamatória. Guta está sendo tratada com um medicamento que consegue pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de ter mudado sua alimentação e incluído ioga na sua rotina. “Faço todo tipo de exercício para o cérebro — de leitura de livros a palavras-cruzadas”.

Publicidade