saude   / Curioso

Fisioterapia de cheiros ajuda a recuperar perda do olfato - inclusive em quadros provocados pela Covid-19

É possível treinar o olfato em casa a partir das orientações médicas recebidas

VIVA SAÚDE Publicado quarta 9 dezembro, 2020

É possível treinar o olfato em casa a partir das orientações médicas recebidas
Fisioterapia de cheiros ajuda a recuperar perda do olfato - inclusive em quadros provocados pela Covid-19 - Freepik

O nervo olfatório, que leva o estímulo do cheiro até o cérebro, pode ser afetado por diversas condições - fazendo com que muitas pessoas percebam alterações no olfato. 

Além das situações mais comuns de redução - hiposmia - ou total falta da capacidade de sentir cheiros - anosmia- , também é possível passar a sentir cheiros que não existem -fantosmia- ou ter distorção do olfato - parosmia - , sabia?

E, alguns desses quadros podem acompanhar a pessoa por muitos anos, tornando-se um problema crônico. Porém, existe uma solução para quem quer recuperar seu olfato: a fisioterapia de cheiros.

+++ VEJA TAMBÉM: 'Skincare natural': Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele

+++ VEJA TAMBÉM: Comer antes de dormir pode impactar negativamente na pressão arterial, indica estudo europeu

Perda de olfato pela COVID-19

Mais recentemente, outro fator que também vem sendo associado à perda ou diminuição do olfato é a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nestes casos, as alterações na capacidade de sentir cheiros aparecem de forma súbita e intensa.

Especialistas suspeitam que o vírus afeta o nervo olfatório, causando uma irritação temporária ou até permanente do mesmo. Desta forma, ele promove uma desconexão entre os receptores dos cheiros e o cérebro.

Apesar de ser uma doença nova, a fisioterapia de cheiros pode ajudar muito os pacientes com Covid-19. Com algumas semanas de tratamento, o olfato da pessoa volta quase que totalmente, sem nenhuma sequela ou problema.

Como funciona a fisioterapia de cheiros
A fisioterapia de cheiros visa estimular o olfato do paciente através de um treinamento olfativo, fazendo com que haja uma recuperação da sensação dos cheiros e conexões cerebrais.

Mas o método não precisa ser, necessariamente, feito apenas em consultório médico. É possível treinar o olfato em casa a partir das orientações médicas recebidas.

O treinamento olfativo pode ser feito com diversos recursos simples, como:

- Cravo
- Suco de maracujá
- Sucos concentrados
- Mel
- Pasta de dente de menta
- Café
- Essência de baunilha
- Vinagre de vinho tinto
- Frutas com cheiro forte

É importante ressaltar que, mesmo que a fisioterapia de cheiros possa ser feita em casa, é necessário que o indivíduo busque orientação médica ao notar qualquer alteração no olfato. Só assim o especialista poderá identificar a causa do problema e indicar o melhor tratamento para o quadro.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 19:47:29 (1039).