saude   / Para apostar!

'Skincare natural': Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele

Comer morango combate inflamações como acne, alergias e vermelhidão

VIVA SAÚDE Publicado sexta 18 setembro, 2020

Comer morango combate inflamações como acne, alergias e vermelhidão
Abóbora, batata doce e frutas cítricas melhoram a saúde e a beleza da pele - Freepik

Se sua pele não está do jeito que você queria, mesmo fazendo sua rotina de cuidados e passando seus cosméticos, o problema pode ser os alimentos em sua geladeira, sabia disso?

Tudo começa de dentro para fora e, se você não estiver fornecendo os nutrientes necessários para seu corpo, sua pele com certeza não estará em seu melhor estado.

Então, em vez de investir em produtos que cubram apenas uma manchinha ou outra, encha sua sacola de mercado com esses alimentos para deixar a cútis mais saudável e bonita. Confira:  

 

+++ VEJA TAMBÉM: Morango faz bem para o coração e reduz o colesterol; veja os principais benefícios dessa deliciosa fruta
+++ VEJA TAMBÉM: Não exagere! Frutas secas, cacau e água podem fazer mal em excesso; veja mais

 

Frutas cítricas

Laranja, limão, tangerina, acerola, abacaxi, maracujá e kiwi são alguns dos alimentos que melhoram a pele. Isso porque essas frutas são ricas em vitamina C, uma das principais responsáveis pela produção de colágeno, que dá sustentação à cútis. Ademais, a vitamina possui agentes antioxidantes, que contribuem para combater os danos causados pelos radicais livres, como o envelhecimento, manchas e rugas.


Couve

Além de possuir baixo valor calórico, a couve é rica em fibras e contém vitaminas A, B6, C e K. Dessa forma, o alimento possui propriedades antioxidantes e detoxificantes, que contribuem para a redução da hiperpigmentação da pele e, que ajudam a estimular a produção de colágeno.

 

Batata doce

A batata doce é rica em betacaroteno, uma substância que é convertida em vitamina A pelo organismo e que é capaz de proteger a pele contra a despigmentação e a obstrução dos poros, por exemplo. Também, ajuda a afastar possíveis inflamações e retarda o aparecimento das linhas de expressão.


Nozes e castanhas

As oleaginosas como nozes, castanhas e avelãs são excelentes fontes de fibras, já que são capazes de melhorar o trânsito intestinal, que resulta em um organismo livre de toxinas que agridem a pele rapidamente. Além disso, por possuírem zinco, também ajudam na produção de colágeno.

 

Frutas vermelhas

A maior parte das frutas vermelhas, como o morango e a amora, por exemplo, contêm flavonoides, substâncias antioxidantes que evitam os efeitos negativos dos radicais livres e, combatem inflamações como acne, alergias e vermelhidão.

 

Abóbora

Por ser fonte de enzimas e alfa-hidroxiácidos, a abóbora tem poder de suavizar a pele e restaurar seu pH. Se não bastasse, o alimento é rico em fibras e zinco, que ajudam na produção de colágeno e a regular a quantidade de oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas.

 

Mamão
O mamão possui uma enzima conhecida como papaína, que é capaz de promover a renovação celular, hidratar a pele e ainda aliviar os sintomas da acne. Por também possuir potássio, magnésio e vitamina A e C, a fruta ajuda na firmeza da cútis.

Último acesso: 24 Jul 2021 - 01:22:17 (354).