Publicidade

Famílias ucranianas se abrigam em estações de metrô para proteção contra bombardeios da Rússia

Famílias com crianças e animais domésticos se refugiam em estações de metrô, como forma de se protegerem contra ataques aéreos da Rússia

Ucranianos se abrigam em estações de metrô – Foto: Aris Messinis/AFP e Valentyn Ogirenko/Reuters

Cidades ucranianas amanheceram sob bombardeios de operação militar da Rússia, nesta quinta-feira, 24. O ataque foi autorizado pelo presidente russo Vladimir Putin. Em meio a um cenário desesperador de guerra, os cidadãos ucranianos procuram formas de se protegerem contra os ataques, e muitas famílias, com seus filhos e animais domésticos, buscaram refúgio nas estações de metrô de cidades como Kiev – capital da Ucrânia – e Kharkiv. 

Publicidade

As estações servem como bunkersestruturas resistentes que foram criadas como proteção a ataques de guerras. Relatos apontam um clima de desespero, em que as pessoas nas estações carregam consigo malas e alimentos. Os bunkers, inclusive, foram utilizados durante a Guerra Fria (1947 – 1989).

Em Kharkiv, a correspondente internacional da CNN, Clarissa Ward, relatou que as estações se tornaram um “abrigo antiaéreo improvisado”. Além disso, a repórter descreveu que as famílias abrigadas nesses locais estão assustadas e confusas. “Estão desesperadamente incertas sobre o que devem fazer, por quanto tempo podem se abrigar aqui, para onde vão a partir daqui”.

+++ Expectativa de vida de brasileiros cai em 4,4 anos, devido à pandemia

+++ Morre cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, aos 43 anos

Publicidade

INVASÃO DA RÚSSIA À UCRÂNIA DEIXA SOLDADOS E CIVIS MORTOS

Mortes por conta do ataque russo à Ucrânia não só deixou rastros de destruição em cidades, como também de mortes. Segundo o conselheiro do presidente ucraniano, há registros de civis em meio às vítimas fatais da ofensiva, além da morte de mais de 40 soldados da Ucrânia e dezenas de feridos

 

Publicidade