Estudo mostra que mais de 1 bilhão de jovens podem perder a audição

De acordo com pesquisadores, o risco da perda de audição acontece devido à exposição a volumes mais altos do que o recomendado

Estudo mostra que 1 bilhão de jovens podem perder a audição
Estudo mostra que 1 bilhão de jovens podem perder a audição – Foto de Breakingpic no Pexels

A cada dia temos que ter mais cuidado com a nossa audição. Isso porque, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na revista BMJ Global Health, mais de um bilhão de jovens entre as idades de 12 e 34 anos estão em risco de perda auditiva por conta da exposição a volumes mais altos do que o recomendado.

Publicidade

“Estimamos que 0,67 a 1,35 bilhão de indivíduos com 12-34 anos de idade em todo o mundo provavelmente têm práticas auditivas inseguras e, portanto, estão em risco de perda auditiva”. Essa afirmação é da principal autora do estudo, a médica Lauren Dillard, consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estudo mostra que 1 bilhão de jovens podem perder a audição

A profissional explica que a exposição ao som a um volume excessivamente alto pode fatigar as células sensoriais e as estruturas do ouvido. Se isso continuar por muito tempo, essas estruturas podem ficar permanentemente danificadas. Assim, a pessoa pode perder a audição, o zumbido, ou pior – ambos.

Em entrevista ao jornal O Globo, o otorrinolaringologista Luciano Moreira, especialista em surdez, explicou que, além de ser muito prejudicial à audição, a alta exposição a barulhos e volumes altos também é capaz de causar a perda auditiva irreversível.

“De fato temos visto com muita frequência o uso dos fones de ouvido, mas é importante termos em mente que o fone não é o vilão, eles trazem muitas facilidades e funcionalidades. O problema é o volume, porque sabemos que a partir de 85 dB o nosso ouvido começa a estar em risco”, afirmou.

Publicidade