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Estudo indica que dar uma tela às crianças pode atrapalhar a regulação emocional

Utilizar dispositivos eletrônicos para distração das crianças pode atrapalhar no controle das emoções, diz estudo

Estudo indica que dar uma tela às crianças pode atrapalhar a regulação emocional
Estudo indica que dar uma tela às crianças pode atrapalhar a regulação emocional – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Recentemente, uma pesquisa publicada na revista científica JAMA Pediatrics chegou a novas conclusões sobre o uso de aparelhos eletrônicos em crianças: por mais que seja tentador dar tela aos pequenos para acalmá-los, o estudo informou que esses dispositivos podem levar a mais problemas com a reatividade emocional no futuro.

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As informações são da CNN Brasil. “Mesmo aumentando ligeiramente a reatividade emocional de uma criança, isso significa apenas que é mais provável que, quando uma dessas frustrações diárias surgir, você terá uma reação maior”, explicou a principal autora do estudo e pediatra de desenvolvimento comportamental, Dra. Jenny Radesky.

Na pesquisa, foram analisadas as respostas de 422 pais e cuidadoras para avaliar o uso de telas em crianças entre 3 a 5 anos – a análise foi feita em um período de 6 meses. A conclusão é que o uso frequente desses dispositivos foi associado a uma maior desregulação emocional dos pequenos, principalmente aqueles que já estavam com problemas emocionais.

Cuidado! Dar uma tela às crianças pode atrapalhar a regulação emocional

“Quando você vê seu filho de 3 a 5 anos passando por um momento emocional difícil, o que significa que ele está gritando e chorando por alguma coisa, ele fica frustrado, pode estar batendo, chutando ou deitado no chão. Se sua estratégia principal é distraí-los ou fazê-los ficar quietos usando a mídia, então este estudo sugere que isso não os está ajudando a longo prazo”, foi o que esclareceu o professor da Universidade de Michigan Medical Escola, Radesky.

Segundo o pesquisador, a distração com as telas envolvem dois problemas: ela tira a oportunidade de ensinar a criança sobre como responder a emoções difíceis, além de poder reforçar que grandes exibições de suas emoções difíceis são formas eficazes de conseguir o que querem.

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