Publicidade

Está se sentindo febril? Confira formas naturais que podem ajudar a regular a temperatura do corpo

De compressas até a hidratação, é possível reduzir uma febre mais leve sem o uso de medicamentos

Alternativas de reduzir a febre sem medicamentos – Pexels/Polina Tankilevitch

Foi em meados de 1800 que o médico alemão Carl Wunderlich, por meio de suas pesquisas, estabeleceu que a temperatura média do corpo é de 37ºC. Com isso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos considera que a temperatura corporal acima de 38ºC já é classificada como febre. O sintoma vem acompanhado de outros desconfortos, como mal-estar, corpo dolorido, dor de cabeça entre outros. 

Publicidade

Consultar um médico para saber o porquê dessa condição é imprescindível. E antes de consumir medicações, é possível reduzir estados febris com outras alternativas.

Um exemplo – muito visto em filmes ou séries de época – é utilizar toalhinhas com água fria na testa e no tronco, desde que a pessoa não esteja se queixando de muito frio ou se sinta sensível com o uso dessas compressas. 

+++ Variante DELTA: dor de cabeça e corrimento nasal são sintomas da nova cepa da covid-19

+++ Pfizer, Coronavac e AstraZeneca: quais os efeitos colaterais das vacinas aplicadas no Brasil

Publicidade

Deixar a água morna do chuveiro escorrer pelo corpo também é uma opção, que além de auxiliar na redução da febre, tem efeito relaxante.

Também, tire o excesso de roupa e repouse em um local arejado. E ah, não se esqueça de que a febre desidrata, então beba bastante água que também irá ajudar na sua regulação térmica.

Se não aliviar com nenhuma dessas técnicas ou, pior, apenas aumentar o estado febril, não espere e consulte um médico o mais rápido possível.
 

Publicidade